Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia - O centro de Goiânia é um paraíso para quem gosta de sebos, que são as famosas lojas de livros usados. Os locais, que têm público cativo, são conhecidos por suas preciosidades, com títulos para para todo tipo de predileção.
Luiz Fafau é proprietário de um dos mais tradicionais sebos de Goiânia, o Hocus Pocus. A loja, que completa 30 anos em 2022, trabalha desde o início com livros e itens de música, além de jornais alternativos e de mídia independente.
"A ideia da loja foi pelo nosso gosto pessoal. Eu sou muito ligado à literatura e meu irmão, à música. Então tivemos a ideia de abrir um sebo. Temos afinidade com o assunto. Juntamos nossas economias e fomos para São Paulo comprar o material. Desde então não paramos mais", conta Luiz.
Luiz Fafau é o proprietário da Hocus Pocus (Foto: Letícia Coqueiro)
O empresário afirma que nesses 30 anos nunca pensou em mudar de ramo, apenas diversificou mais os produtos oferecidos, que hoje contam também com itens de decoração, vinis, CDs, DVDs, além de artigos ligados às culturas pop e geek. A loja é uma das mais tradicionais de Goiânia, sendo uma das referências entre os sebos da capital.
"Acho que ser um parâmetro tem muita relação com a postura da loja, que é mais existencial, e também com a sua longevidade. Isso cria uma imagem no inconsciente das pessoas. Além disso, temos bons preços, o que atrai um público diversificado", afirma Luiz.
Outra referência entre os sebos de Goiânia é a chamada Páginas Antigas Livraria. Com 38 anos de mercado, a loja trabalha com livros novos e usados, sendo didáticos ou literários, além de discos, CDs e DVDs.
Max Weider de Brito trabalha na livraria há 29 anos e atualmente é o gerente da loja. Para ele, os sebos do Centro compõem um mercado de muita tradição e de grande importância.
Max Weider é gerente da Páginas Antigas Livraria há 29 anos (Foto: Letícia Coqueiro)
"Ser uma referência me traz uma satisfação pessoal muito grande e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de continuar e melhorar", ressalta. Outro ponto importante para Max é conseguir manter a loja sempre no mesmo endereço. "Isso, junto ao bom trabalho desenvolvido por nossa equipe, trouxe a credibilidade que nos tornou referência."
Para quem gosta dos sebos, segue abaixo uma lista com estabelecimentos do tipo no Centro de Goiânia:
Hocus Pocus
Endereço: Av. Araguaia, 957 – St. Central
Telefone: (62) 3087-6652
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 14h
Páginas Antigas
Endereço: Rua 4, 870 Esquina com Rua 9 – St. Central
Telefone: (62) 3223-5803
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 13h
Universo do Livro
Endereço: R. 3, 657 – St. Central
Telefone: (62) 3224-8585
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 13h
Livros & Cia
Endereço: Av. Goiás, 771 – St. Central
Telefone: (62) 3225-3592
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 13h
Amigos do Livro
Endereço: R. 4, 735 – St. Central
Telefone: (62) 3224-7570
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Livraria Opção Cultural
Endereço: Av. Goiás, 759 – St. Central
Telefone: (62) 3223-5713
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 13h
Avalon Variedades
Endereço: Av. Araguaia, 953 – St. Central
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 16h