Uma mudança no Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Goiás antecipou a votação para a escolha da Mesa Diretora para o dia 10 de outubro, três dias depois do primeiro turno das eleições municipais. A proposta do deputado Misael Oliveira foi assinada por 19 parlamentares. A votação estava prevista para a segunda quinzena de dezembro. Líder do governo e candidato à presidência da Casa, Helder Valin (PSDB) conta que a mudança foi feita para mudar o foco das votações do final do ano. "Sempre temos matérias importantes para votarmos no final do ano. E é período de recesso, os deputados já estão pensando na viagem que vão fazer com a família, por isso antecipamos."
Sem tempo
Nos bastidores, o que se fala é que a mudança foi feita para que deputados que perderem eleições municipais não tenham tempo de articular candidatura à presidência da Assembleia.
Última vez
Valin tem dito aos deputados que esta será a última vez da dobradinha que tem feito desde 2008 com o atual presidente, Jardel Sebba (PSDB).
Agosto
Com a antecipação, as articulações para a presidência da Assembleia devem começar a esquentar já em agosto.
Afago
A deputada federal Iris de Araújo (PMDB) tem feito muitos elogios ao deputado federal Ronaldo Caiado (DEM).
Atrás de voto
O vereador Geovani Antônio (PSDB) saiu pedindo voto para integrantes dos sindicatos dos servidores da Prefeitura de Goiânia e da Câmara Municipal. Detalhe: a abordagem se deu no acampamento das entidades em Aruanã, às margens do Rio Araguaia no último final de semana.
Relatório
O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, foi a Brasília na terça-feira (17/7) entregar relatório dos pagamentos do governo do Estado à empresa Delta Construções. Os documentos foram repassados ao presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), e ao ex-secretário-geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso, Eudardo Jorge.
Tentativa
Mesmo tendo rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o prefeito de Jataí, Humberto Machado (PMDB), registrou chapa de candidatura à sua reeleição.
Plano B
Como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve impugnar a candidatura de Humberto Machado, o PMDB deve convocar o deputado federal Leandro Vilela para a eleição em Jataí.