-
10.12.2024 20:26 Enzo Barreto Araújo
É interessante pensar em como o tempo é capaz de transformar as pessoas, a sociedade e as relações sociais. Com a orquestra, não é diferente. O fato de o termo "orquestra" ter mudado de sentido diversas vezes ao longo da história apenas ressalta a força do tempo como um agente transformador. É ainda mais fascinante refletir sobre como esse termo modificou seu significado, mas ainda preserva resquícios do seu passado, capazes de revelar sua história. Também achei reveladora a diferença teórica entre sinfonia e filarmônica, além de intrigante a necessidade de existir essa distinção.
-
06.12.2024 11:14 Arthur Amaral Laignier
Achei muito interessante o texto explicar as mudanças do significado de orquestra ao longo do tempo e locais, assim como a distinção de Sinfônica e Filarmônica. Também mostra como a concepção atual de orquestra é muito abrangente em relação ao que era nos séculos passados, que contava com variações nos instrumentos, na capacitação dos músicos e na fonte do financiamento, sendo as sinfônicas pagas pelo estado e as filarmônicas inicialmente sem financiamento mas, mais tarde, no século XIX, mantidas por iniciativa privada.
-
04.12.2024 09:00 Lorena Xavier de Araujo
o presente texto trouxe ricas contribuições históricas e culturais sobre sobre o que é uma orquestra, sua origem, como era feita nos séculos anteriores até chegar nos dias atuais. foi muito interessante saber que existe orquestra sinfônica e orquestra filarmônica e a diferença entre elas
-
14.11.2024 11:41 Eduarda Gabrielle
O texto busca explicar o significado da palavra orquestra e como foi sua evolução. Particularmente não sabia que existia o termo orquestra filarmônica, eu tinha ouvido falar de orquestra sinfônica, mas não sabia que tinha relação com orquestra filarmônica e que no passado possuíam diferença. É interessante observar também que existem orquestras com apenas instrumentos de cordas ou então com com adição de alguns de sopro. O texto também deu oportunidade de entender sobre a ópera também e como ela já foi chamada e o motivo de ser sinônimo de melodrama.
-
31.10.2024 11:26 Fernando vannier
O texto é muito interessante por discutir a história da música a partir de uma perspectiva etimológica e como chegamos a termos e conceitos que servem para descrever o funcionamento da música de concerto, uma prática interessante e incomum. Outro ponto que merece destaque, é a percepção do autor sobre caracteristicas materiais dos tempos históricos em que esses conceitos e nomenclaturas foram concebidos, passando desde locais especificos para pessoas com cargos especificos, até os nomes que diferentes espaços ou formas de instrumentação recebiam
-
22.10.2024 10:02 Alice Castro Lopes
O texto explora a evolução do termo "orquestra", que inicialmente designava um espaço físico na Grécia antiga e, ao longo do tempo, passou a referir-se a um conjunto de músicos. Ele discute a diferenciação entre orquestras sinfônicas e filarmônicas, ressaltando suas origens históricas e as mudanças na estrutura organizacional e no financiamento. A análise é enriquecida por referências históricas e musicológicas, destacando a relevância da orquestra na música erudita. Convidando à reflexão sobre a influência cultural da orquestra e seu papel na evolução musical.
-
17.10.2024 18:58 Julyana Meira
O texto faz uma passagem histórica sobre o termo "orquestra" e seus diferentes significados ao longo do tempo, desde seu surgimento (no qual indicava o espaço onde aconteciam as apresentações) até quando tomou seu significado mais atual, considerada como um conjunto instrumental. Muito interessante.
-
17.10.2024 15:45 Francislene Monteiro
É interessante como o texto explica o conceito de orquestra destacando que, atualmente, o termo é usado para descrever conjuntos instrumentais de vários tipos e tamanhos. Trazer a história em determinados momentos como, por exemplo, na explicação da palavra "orquestra", que designava um espaço físico destinado a dançarinos e cantores, não um grupo musical, mostra comprometimento com o repasse de conhecimento de uma forma simples e agradável de se ler. Além disso, o autor do texto também traça o desenvolvimento da orquestra desde o teatro grego até o seu uso moderno em música clássica, detalhando a evolução da formação instrumental e a distinção entre orquestras sinfônicas e filarmônicas.
-
17.10.2024 09:37 Hellen Mayse Alves de Assis
Com frequência penso em como seria reviver um indivíduo comum do passado para os dias atuais. O que pensaria um comum instrumentista da Grécia Antiga ao se ver diante da Orquestra Filarmônica de Berlim em 2024? Certamente ficaria confuso, abismado e encantado - tudo ao mesmo tempo - ao perceber que o que entendia por "orkestra" mudou radicalmente.
-
16.10.2024 23:39 Maria Júlia de Paula Araújo
Este é um artigo que buscar explicar os diferentes significados etimológicos da palavra “orquestra”, partindo de uma análise sócio-histórico-cultural. Investiga-se as diferentes regiões cujo a palavra se encontrava em uso e quais sentidos eram relacionados a ela, tendo seu início na Grécia Antiga e depois na Itália, até chegarmos ao conceito de orquestra que temos hoje e como esse conceito foi se moldando ao longo do tempo. Inicialmente, o termo orkestra era usado na Grécia para se referir a um lugar, um espaço físico presente nos teatros que ficava próximo à plateia, destinado aos cantores e dançarinos. Após a Grécia se tornar província de Roma, esse termo agora se torna orchestra, pequenos conjuntos instrumentais que permaneciam próximo ao cantor nas óperas italianas. Mas foi em 1702 que o termo foi usado para definir um conjunto instrumental único, e não instrumentistas individuais, revelando como o conceito de orquestra foi se modificando e se aproximando do que conhecemos hoje. Muito legal.
-
15.10.2024 20:43 Roberto Pereira Brás Gonçalves
Antigamente, na Grécia Antiga, a palavra "orquestra" designava um espaço físico para dançarinos e coros. Com o tempo, o termo evoluiu para se referir a um conjunto musical. A assimilação da cultura grega por Roma e o revivalismo renascentista contribuíram para que "orquestra" ganhasse um novo significado, consolidando-se durante os séculos XVII e XVIII.
-
07.08.2024 22:18 Jônatas Ferreira de Jesus
A inclusão de referências a fontes respeitáveis, como o Grove Dictionary of Music and Musicians, enriquece o conteúdo e confere credibilidade à informação apresentada. A explicação sobre a diversidade de orquestras – de cordas, de câmara, sinfônica e filarmônica – é bem delineada e informativa, proporcionando uma compreensão abrangente para leitores de diferentes níveis de conhecimento musical.
-
06.08.2024 13:25 Tulio Henrique
A definição de orquestra são vários músicos reunidos em um espaço com seus instrumentos.É dividida por partes instrumentos de cordas,metais,madeiras ex:trombone,trompete,tuba e percussão.
-
03.08.2024 01:27 Francisco de Azevedo Castro Neto
O texto explora a evolução do termo e da estrutura da orquestra, destacando suas origens e transformações históricas. Inicialmente, na Grécia Antiga, "orquestra" referia-se a um espaço para dançar e não a um conjunto musical. Esse significado evoluiu em Roma e durante o Renascimento, até a palavra designar grupos instrumentais. Orquestras como as sinfônicas e filarmônicas modernas, compostas por 60 a 120 músicos, incluem naipes de cordas, madeiras e metais. O texto promete explorar a configuração moderna da orquestra em sua próxima parte, oferecendo uma visão abrangente e educativa sobre este importante conjunto musical.
-
31.07.2024 00:36 Andressa de Barros Duarte
O texto fala sobre a alteração de sentido e significado do termo orquestra, inicia com a definição atual de orquestra e mostra suas origens na Grécia Antiga, na Roma Antiga e Renascença, até atingir o significado que tem hoje. Antes de ler o texto eu não sabia que anteriormente se referia a um espaço destinado para dança na plateia. A diferenciação entre os diversos tipos de orquestras e a evolução do termo contribuem para uma compreensão mais profunda da herança musical da humanidade, bem como da variação que a língua sofre ao longo do tempo devido a influencia cultural.