A Redação
Goiânia – Na próxima semana – segunda (19/1), terça (20/1) e quarta-feira (21/1), a Cia Sala3, companhia dirigida por Altair de Sousa, apresenta o espetáculo-documento “Hugo era verbo” na sede da FETEG, no Setor Sul em Goiânia. O trabalho cruza depoimento, cena, memória e denúncia para revisitar a trajetória e o legado do dramaturgo, professor e pesquisador goiano Hugo Zorzetti.
As apresentações acontecem às 20h e, no dia 21 de janeiro, haverá sessão também às 18h. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. Eles estão disponíveis na plataforma Sympla.
Entre monólogos, coros, músicas e cenas emblemáticas, o espetáculo transforma a palavra em corpo e afirma o teatro como espaço de resistência, memória e continuidade, mantendo Hugo Zorzetti vivo em cena e na voz de quem insiste em criar.
Em cena, dez artistas e um convidado se alternam em quadros teatrais e performáticos que transitam entre comédia, tragédia e drama — gêneros presentes na obra de Zorzetti — explorando a ironia como ferramenta crítica e poética. “O resultado é uma aula-espetáculo-leitura que transforma a palavra em corpo, o corpo em memória e o teatro em espaço de denúncia, afeto e continuidade”, antecipa o diretor Altair de Sousa.
O processo
Este trabalho nasce de um processo aprofundado de pesquisa, criação e formação artística desenvolvido ao longo de 2025, no âmbito do projeto de Manutenção Sala 3 – 22 anos. A obra é resultado da criação de um núcleo fixo de investigação cênica, formado por artistas interessados na pesquisa teatral e na reflexão crítica sobre o fazer artístico em Goiás.
Ao longo de um ano de encontros sistemáticos, o núcleo foi orientado pelo diretor Altair de Sousa, atravessando estudos, imersões artísticas, debates e práticas criativas que tensionam o desejo, a experiência teatral e os enfrentamentos históricos vividos por artistas brasileiros, culminando em uma homenagem potente e necessária ao dramaturgo, professor e pesquisador Hugo Zorzetti.
“Hugo Era Verbo não é apenas uma homenagem, mas um gesto de afirmação: o teatro como prática viva, como território de escuta e como herança que se transmite de corpo em corpo. Hugo Zorzetti permanece em cena porque sua palavra segue atravessando artistas que insistem em criar, pesquisar e resistir”, compartilha Sousa.
Mais de duas décadas de estrada
O projeto de manutenção celebra os 22 anos da Cia de Teatro Sala 3, realizando mais de 60 ações gratuitas em Goiânia desde o ano passado. Ainda serão apresentados “No Dorso Instável de um Tigre” e os três atos de “Agrocity, Agroreich, Agropop ou Terror e Miséria desde os tempos do Anhanguera”. O projeto ainda promete mais uma estreia, reunindo produções voltadas para os públicos infantil, infanto juvenil e adulto.
O projeto contempla também quatro ocupações urbanas em feiras livres, praças e pontos de cultura de Goiânia, com o Grupo Por Quá, Ballroom, Ivone Cruz e Letícia Romano. Todas as ações serão divulgadas nas redes sociais da companhia: @ciadeteatrosala3.
Serviço: Cia Sala3 apresenta “Hugo era verbo”
Local: Sede da Feteg, Rua 88, St. Sul
Dias: 19, 20 e 21 de janeiro
Horários: 20h e sessão extra às 18h, no dia 21
Entrada gratuita
