A Redação
Goiânia – A campanha de vacinação contra Sarampo termina no dia 31 de agosto em Goiânia, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. A campanha, iniciada em outubro de 2019 tinha como meta imunizar aproximadamente 680 mil pessoas em Goiânia com idade entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas, mas, segundo a prefeitura, até o momento somente 41 mil procuraram os postos de vacinação. A vacina oferecida é a tríplice viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.
A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Polyana Braga, explica que essa é uma realidade do país inteiro, o que é um grande erro. “As pessoas estão esquecendo das outras doenças imunopreviníveis, deixando de se preocupar com o sarampo. Enquanto uma pessoa com a covid-19 transmite para outras 2, com o Sarampo esse número pode ser o triplo, chegando a 6 contaminados, por isso a importância desta e de outras vacinas”, reforça.
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo pode ser tão contagioso que uma pessoa infectada consegue transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
A vacinação ocorre em todas as unidades de saúde de Goiânia com sala de vacina e, independente do número de doses anteriores, todas as pessoas dentro da faixa etária devem receber a dose.