Michelle Rabelo
Termina neste sábado (2/6) a campanha de vacinação contra a gripe A em todo o país. Em Goiás 691.022 mil pessoas já receberam a dose do medicamento, o que é visto de maneira positiva pelo estado, já que o número está acima da meta estabelecida pelo Governo Federal. Na manhã desta sexta-feira (1/6), a gerente de imunizações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Clécia di Lourdes Vecci Menezes falou com a imprensa e chamou a atenção da população sobre a importância da vacinação. A coletiva aconteceu no gabinete da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), no Setor Coimbra, em Goiânia.
Segundo Clécia o Governo Federal determinou que Goiás vacinasse 80% do total (835.771 pessoas ) de pessoas que compunham o grupo de vacinação obrigatória, que neste caso são 668.617 goianos. O Estado já imunizou 691.022, ou seja, a meta foi batida. Para a gerente, muitas pessoas ainda não se vacinaram por medo. “Existe a cultura de que quem toma a vacina se sente mal, mas não é verdade”.
No total, 93,20 % das crianças já foram imunizadas, juntamente com 106,08% dos trabalhadores da saúde, 126,22% da população indígena, 78,11% dos idosos e 77,17% das gestantes.“Vale lembrar que crianças entre seis meses e dois anos devem comparecer aos locais de vacinação um mês após a primeira dose para receber a segunda”, explica Clécia.
Outros grupos serão convocados a partir de segunda-feira (4/6). A vacinação irá acontecer em 76 unidades, distribuídas por 75 municípios. Fazem parte deste grupo a população carcerária e pacientes com doenças crônicas. Os últimos deverão levar algum documento que comprove a doença, como uma receita médica, um laudo ou um exame laboratorial.
Goiânia
Na capital, a campanha acontece até às 17 horas de sábado (2/6). O motivo é o fato de Goiânia não ter alcançado a meta estabelecida pelo Governo Federal. Até o momento cerca de 120 mil pessoas foram imunizadas, o que totaliza 64,45% da meta. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 185 mil goianienses. No total, 55,94% das gestantes já receberam a vacina, juntamente com elas, 59,83% dos idosos, 60,15% das crianças e 120% dos profissionais de saúde.
A SMS informa que neste ano foram confirmados oito casos graves de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Dos oito casos, três resultaram na morte dos pacientes. Uma quarta morte está sob investigação para definir se a causa foi a infecção pela Influenza A.
Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia conseguiu bater a meta de vacinação. No total cerca de 50 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 96,71%. A população se imunizou nos 47 postos, distribuídos entre unidades de saúde, supermercados, escolas e shopping. A prefeitura também organizou o Dia D da mobilização.