A Redação
Goiânia – Mais de 13 mil estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram beneficiados ao longo de 2025, de diversos projetos desportivos promovidos pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). As ações são fundamentais para a educação e a formação dos alunos, proporcionando também mais saúde e bem-estar aos estudantes.
Nesse contexto, os XXXI Jogos Educacionais e os festivais envolveram milhares de estudantes durante todo o ano, em diferentes práticas desportivas. Os festivais contemplaram modalidades como atletismo, brinquedos e brincadeiras populares, tênis de mesa, futsal, handebol, queimada, basquetebol e voleibol, para os anos iniciais. Também foram realizados jogos nas modalidades de aventura na natureza e os Jogos da Educação de Jovens e Adultos.
O Projeto Futebol de Rua atendeu cerca de 200 estudantes, em parceria com a organização não governamental Instituto Futebol de Rua, nas escolas municipais Professora Dalka Leles e Senador Darcy Ribeiro. A iniciativa tem como objetivo atender crianças e adolescentes de unidades educacionais localizadas em áreas de vulnerabilidade social, no contraturno escolar. Os alunos participam de oficinas e jogos de futebol, além de receber orientações voltadas para a formação cidadã, de forma organizada e conduzida por especialistas da ONG.
Além dessas ações, a SME também promoveu o Programa Clínica de Basquete, em parceria com o Programa Oficial de Participação Juvenil no Basquete da NBA, beneficiando cerca de 1,5 mil estudantes. O programa é voltado para crianças e adolescentes, com foco na formação esportiva, no desenvolvimento pessoal e na inclusão social. A proposta é promover o acesso ao basquete com qualidade, incentivando valores como trabalho em equipe, respeito, disciplina e saúde, assim como desenvolvendo talentos na modalidade.
A gerente de Desporto Educacional da SME, Roberta Alves, explica que, em 2025, os eventos atenderam diretamente mais de 13 mil crianças e estudantes e, de forma indireta, alcançaram aproximadamente 50 mil pessoas. Segundo ela, esse expressivo alcance é resultado dos jogos internos realizados nas unidades educacionais, que mobilizam estudantes, educadores e toda a comunidade escolar.
“Além do aspecto esportivo, os Jogos Educacionais contribuem para a promoção da saúde e do bem-estar, proporcionando benefícios físicos, mentais e sociais, como o desenvolvimento da coordenação motora, a melhoria da saúde cardiovascular, a redução do estresse e da ansiedade, o fortalecimento da autoestima, o incentivo ao trabalho em equipe e o respeito às regras, às vitórias e às derrotas”, ressalta.
