Abril chegou e com ele chega também um sentimento de despedida, mas de missão cumprida e expectativa por novos voos! Quando recebi o convite do prefeito Rogério para assumir a Cultura Municipal, em 2021, confesso que titubeei, pensei, repensei, mas com o apoio dele, aceitei e me propus a enfrentar o desafio. Não é segredo pra ninguém que me receberam com pedras nas mãos, inclusive, com abaixo assinado para que eu não ocupasse o cargo. Na época eu até compreendi a situação, pois Goiânia tinha uma gestão bem centralizadora e pouco pujante; os que já faziam parte do universo cultural temiam algo ainda pior. Afinal, quem era Zander para aqueles que só sabiam um terço da minha história? Mas, como “tudo coopera para bem daquele que crê”, eu, mais uma vez, enfrentei julgamentos, questionamentos e segui em frente com o meu propósito. Firmei o compromisso e dei a minha palavra de que muito estava por vir.
Hoje, três anos se passaram e eu posso dizer que não só assumi a gestão da Cultura como a Cultura assumiu a minha vida. Sem vergonha nenhuma, afirmo que era um terreno novo pra mim...Tenho a música enraizada, mas eu não conhecia a profundidade e a diversidade cultural que Goiânia tem e, mais ainda, o potencial cultural que temos aqui. Eu não conhecia a fundo a maioria dos artistas, os profissionais, os fazedores cultura. Tudo foi se apresentando numa grandiosidade incrível e, prazerosamente, tomou conta do meu tempo. Nesses três anos, eu fui um aprendiz! Me surpreendi, me desafiei e me orgulho muito disso, de tantos feitos. E, agora, carrego comigo aprendizado, resiliência, além de inúmeros e grandes amigos que fiz neste período.
Nesta semana deixo a Secult para seguir com o objetivo de ocupar mais uma vez uma cadeira na Câmara de Goiânia. Olho ao redor, olho para trás e só agradeço! Por cada dificuldade, por cada dia, fim de semana de muito trabalho, por cada evento realizado, por cada reconhecimento que recebi de artistas, cada abraço daqueles que reconhecem que quando cheguei, a Cultura de Goiânia estava adormecida. Alguns não duvidaram que viveríamos novos tempos, outros tinham a certeza de que seria mais do mesmo. Quando cheguei encontrei cerca de 109 mil reais em caixa e éramos a última secretaria destaque entre as 34 que existiam na época. Em 2023, realizamos cerca 40 programas e 470 ações culturais, o que representa dez vezes mais eventos, dez vezes mais programas se comparado a 2020.
Saio da gestão e deixo mais de 15 milhões disponíveis, um Calendário Cultural com 50 programas, 600 ações culturais previstas e a Secult em primeiro lugar entre todas as secretarias da prefeitura. Uma realidade completamente diferente da que encontrei. Carrego comigo vários “Obrigado, Zander!”, e é por isso que digo: Valeu a pena! E de todo meu coração: Podem ter certeza, que eu tenho muito mais motivos para agradecer cada um que esteve comigo.
Tudo isso é resultado de muita dedicação e muito trabalho, da minha parte sim, mas não só. Tive comigo um time de profissionais que vestiram a camisa da transformação e, juntos, mais que triplicamos a realização de projetos, levamos cultura às periferias, promovemos formações em arte e vimos muitos brilhando em grandes palcos pela cidade. Por onde eu pude e consegui passar, tentei fazer o melhor. Claro, que ainda com falhas, mas sempre com a melhor intenção possível. Digo hoje com peito cheio, que Goiânia tem Cultura e a Secult se tornou uma secretaria com notoriedade. Goiânia pulsa arte todos os dias em algum canto. Hoje, o artista consegue tirar o sustento de sua família graças ao seu talento reconhecido e bem pago.
Ao meu sucessor desejo a continuidade do vigor de uma gestão democrática, honesta, onde os diferentes são tratados como iguais, onde o artista receba apoio e incentivo para tornar seus sonhos reais. Eu continuarei disposto e disponível para servir. Quem nasce com sangue político, encontra sentido somente quando colhe resultados do seu plantio. Eu plantei, colhi, e agora inicio um novo ciclo, semeando novos desafios, novas lutas e lá na frente quero compartilhar com você a vitória de uma nova colheita! Até breve!
Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura