Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lorena Baía

O Brasil conta conosco

| 13.04.20 - 14:14
Vivemos dias de ansiedade e preocupação com a rápida disseminação do novo coronavírus e é nosso papel, enquanto farmacêuticos, orientar e acalmar a população com informações corretas sobre os cuidados para a prevenção da doença. Em Goiás, somos 10.484 farmacêuticos que atuam pela manutenção da saúde pública e qualidade de vida da população. No Brasil, somos 220 mil. E estamos em várias frentes de trabalho, em 135 especialidades.

Nós somos o profissional da saúde mais acessível à sociedade. Não é preciso marcar horário para ter o cuidado e a orientação de um farmacêutico. E não estamos apenas nas farmácias, mas também nos laboratórios, realizando exames para diagnosticar o coronavírus. Estamos nas unidades de saúde pública e nos hospitais, dispensando medicamentos e cuidando das pessoas. Estamos ainda nas indústrias, pesquisando, desenvolvendo e cuidando da produção de medicamentos. E também nas empresas de logística, assegurando o transporte correto e a distribuição dos produtos de saúde.

Nós fizemos um juramento e prometemos sermos sempre fieis aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Estamos na linha de frente no combate a essa pandemia. E o Brasil pode contar conosco! Estamos aqui para contribuir e mostrar que o farmacêutico pode trazer melhores resultados terapêuticos e, se somado à equipe multiprofissional, reduzir os danos desta pandemia.

Estamos aqui para ensiná-los que medidas simples, como lavar bem as mãos e manter o distanciamento social, são eficazes para conter a disseminação do vírus Sars-Cov-2. Estamos nas ruas, trabalhando, e pedimos para que vocês, se puderem, fiquem em casa por nós. O isolamento social é a melhor maneira de impedir que o vírus se alastre de forma rápida, causando o colapso do sistema de saúde. Se não frearmos a propagação da doença, pessoas podem morrer em casa, sem assistência.

Estamos aqui pelo Brasil. Enfrentamos juntos dengue, H1N1 e tantos desafios no sistema público de saúde e mais uma vez nos colocamos à disposição. Fomos convocados a compor um cadastro único nacional de profissionais que podem ser chamados a lutar contra essa pandemia. E fazemos isso com orgulho, porque foi essa a profissão que escolhemos para servir à sociedade e espalhar o bem. Vamos seguir juntos na luta pela preservação da vida!
 
*Lorena Baía é farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351