Michelle Rabelo
Começa neste sábado (16/6) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, também chamada de poliomelite ou pólio. No âmbito estadual, o lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/6) no gabinete do secretário da Saúde, Antônio Faleiros. Já em Goiânia, o lançamento da campanha será feito no próprio sábado pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom), às 8h.
A meta é que 95% das 90 mil crianças menores de cinco anos de idade da capital sejam imunizadas contra a doença. A campanha dura até o dia seis de julho. Durante esse período, a vacina, em forma de gotinha, será aplicada em 830 postos de saúde fixos e 2.409 móveis. Outros 209 postos volantes foram instalados em farmácias, supermercados, escolas, shoppings e igrejas. Mais de 13 mil profissionais e 1.359 entidades estão envolvidas na ação.
A paralisia infantil é uma doença viral transmitida através de alimentos e água contaminados e que causa paralisia e deformação no contaminado. O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país livre da doença, o que já foi certificado internacionalmente.
Divulgação
Durante toda esta sexta-feira (15/6), cerca de 200 mil torpedos lembrando a população do início da campanha serão enviados. A ação é resultado de uma parceria entre a SES e a telefonia Vivo. A iniciativa faz parte do projeto SMS Social, promovido pela Vivo com o objetivo de divulgar informações de utilidade pública. A parceria entre a operadora de telefonia móvel e a SES teve início no ano de 2010, com o envio de 500 mil torpedos sobre o combate à dengue.