A Redação
Goiânia – A Nova Zelândia fecha um acordo com o Estado de Goiás nesta terça-feira (5/8) para impulsionar a produção de leite goiana. O país, que é referência mundial na produção leiteira, doa um fundo de fomento à produção agropecuária. Serão R$ 65,7 mil repassados aos produtores, através de 219 quados de controle de reprodução.
O acordo, firmado entre a Embaixada da Nova Zelândia no Brasil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), é elogiado por Leonardo Ribeiro, presidente da federação. "Estamos muito satisfeitos em saber que nossos produtores terão ainda mais chance de aumentar a produtividade e os ganhos", afirmou Ribeiro.
Com destaque na alta produtividade, a Nova Zelândia tem 4,5 milhões de habitantes e 4,2 milhões de vacas leitteiras, o que permite uma produção de 17 bilhões de litros do produto por ano. O país exporta 95% do leite produzido localmente. Já o Brasil possui 23 milhões de vacas leiteiras e 35 bilhões de litros de leite produzidos ao ano, mas exporta somente 1% do que é produzido.