A Redação
Goiãnia – Neste domingo (8/6), a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresentará no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Na ocasião, a orquestra terá a regência do maestro Alessandro Borgomanero e receberá o flautista Marcelo Barboza como solista do concerto, previsto para às 11 horas.
No programa, serão executadas as peças Concerto para Flauta e Orquestra em Ré Maior, de C. Reinecke, e Sinfonia nº 9 em Dó Maior, de F. Schubert.
O regente
Nascido na Itália, Alessandro Borgomanero formou-se em 1992 com o título de Mestre pela Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburgo, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.
Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo; Orquestra de Câmara de Berlim; Orquestra Sinfonietta Salzburg; Bachiana Filarmônica; Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia) e com a maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.
Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de noventa concertos por vários estados brasileiros. Como reconhecimento por suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Entre 2012 e 2013, foi diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás, onde atualmente é diretor de ação cultural.
O Solista
O flautista Marcelo Barboza tornou-se em 2010 um Associate of the Royal Academy of Music em Londres. Marcelo é igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade como solista e camerista. Iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade, e seus professores de flauta foram Mikhail Malt, Jean Noel Saghaard e Antônio Carlos Carrasqueira na USP, onde se formou Bacharel. Completou seus estudos de Especialização e Mestrado na Royal Academy of Music e na University of London, na Inglaterra, tendo estudado com William Bennett, Sebastian Bell, Richard Taylor e Lisa Beznosiuk (flauta barroca).
Marcelo tem a seu crédito inúmeras estreias de composições contemporâneas e tem cultivado sólidas parcerias em música de câmara, especialmente com o quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o violonista Fábio Zanon, com quem tem tocado e gravado extensivamente no Brasil e Europa.
Marcelo sempre mostrou uma grande versatilidade técnica na combinação de diferentes instrumentos como Flauta Alto, Piccolo e Traverso Barroco, e um vasto repertório de estilos contrastantes. Seu estilo alia esta versatilidade com uma imensa facilidade de expressão e comunicação com o público.
Regressou a São Paulo no início de 2006 para assumir o posto de primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Em 2010 excursionou por todo o Brasil como primeira-flauta solista da Companhia Brasileira de Ópera. Tem artigos sobre música brasileira publicados na Pan Magazine da Inglaterra e atualmente está concluindo seu doutorado sobre a obra de Edmundo Villani-Côrtes no Instituto das Artes da UNICAMP.
Serviço:
Concertos para a Juventude — Alessandro Borgomanero e Marcelo Barboza no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Data e horário: 8 de junho, domingo, pontualmente às 11 horas.
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer — Av. Jamel Cecílio, 4.490. GO 020, KM 01
Classificação indicativa: 10 anos
Entrada franca