A Redação
Goiânia – O chef gastronômico Carlos Bertolazzi deu um show de aula no encerramento do primeiro dia de atividades do IX Festival Gastronômico de Pirenópolis (GO). O chef ministrou a oficina “Goiás a 21ª Reunião da Itália” e ensinou uma receita italiana com ingredientes do cerrado.
Bertolazzi interagiu com os alunos, fez “selfie”, distribuiu 30 vidros de molho de pimenta trazidos por ele de São Paulo e também comercializou em primeira mão o seu primeiro livro. Conhecido pelas famosas coxinhas de pato, Bertolazzi explicou que, como havia preparado um cardápio especial para o Festival, não daria tempo de ensinar as mesmas.
“Quando passei o cardápio para a Goiás Turismo veio uma solicitação: coxinhas de pato. Como o tempo é curto, eu trouxe 150 prontas para distribuir para vocês como degustação”, disse o chef, levando os alunos à loucura.
Enquanto era realizada a oficina de Bertolazzi, acontecia um debate no Teatro com a participação de Josimar Melo, crítico gastronômico da Folha de São Paulo. Josimar contou que visitou vários restaurantes na cidade e pode verificar que o cardápio dos mesmos quase não contém ingredientes do cerrado na composição, mas sim ingredientes de várias partes do mundo.
"Quem monta o cardápio, quem elabora as receitas, precisa focar mais na culinária regional. A culinária de Goiás, do cerrado é muito rica para ser deixada de lado, e quem visita esta cidade maravilhosa quer conhecer e saborear ingredientes daqui”, enfatizou ele.
A noite foi embalada pelas “Tachadas” ao som de Vanessa Oliveira e Karine Serrano no palco da Feira Gastronômica. O Circo Bambulenga animou os visitantes com malabares, mágica e muita música.