A Redação
Goiânia – A Fósforo Cultural apresenta nesta terça-feira (20/5) a primeira edição da temporada 2014 da festa “La Bomba Latina”, evento que propõe um intercâmbio musical com outros países latinoamericano. O projeto acontece desde 2010, promovendo shows em Goiânia e Córdoba, na Argentina.
Desta vez quem orquestra a La Bomba é o grupo argentino Actitud Maria Marta, às 20h, no Centro Cultural da UFG da Praça Universitária. A entrada é franca.
O projeto
O produtor e diretor da Fósforo Cultural, João Lucas, aponta que a ideia do La Bomba Latina surgiu com a preocupação em realizar conexões com outros países da América Latina. Sobre as outras edições João Lucas afirma que o projeto é parceria com a produtora Difusa Forteira, com sede em Córdoba.
Cinco nomes já se apresentaram nas festas La Bomba e para esta temporada outros cinco eventos fecham a programação. A diferença deste ano é o local onde o evento acontece. “Agora não realizamos mais a La Bomba em casas de shows comerciais, existe uma nova sede: o CentroCultural UFG,” diz João Lucas.
Actitud Maria Marta
O grupo, que se apresenta pela primeira vez em Goiânia, é conhecido pelo design sonoro hipnótico somado a letras de crítica social equivalentes a garrafas de molotov, ou seja, música combativa.
Vale a pena se atentar também para os ritmos da raiz argentina, que vão do tango até a payada, tão bem mesclados com o hip hop e R&B, além de toques caribenhos em reggae e raggamufin.
A banda tem se apresentado constantemente nos principais eventos de manifestação social no mundo, como o Fórum Mundial Social, realizado no Brasil, e o Festival Mundial da Juventude, na Venezuela.
A Actitud Maria Marta já abrigou vários músicos em sua formação e agora, com a volta ao Brasil na primeira apresentação em Goiânia, as integrantes apontam certas mudanças em relação às outras vezes que pisaram por aqui. Uma destas é a tendência cada vez maior do rap, nas letras e líricas, e do flow dancehall, talvez como um novo experimento.
Serviço:
La Bomba Latina
20 de maio (terça-feira), às 20 horas
Centro Cultural UFG (Praça Universitária)
Entrada Franca