Adriana Marinelli
Especial de Pirenópolis (GO)
Pirenópolis – Parte tradicional do Canto da Primavera, em Pirenópolis (GO), as oficinas gratuitas de música voltaram a prender a atenção do público. Na tarde desta quinta-feira (7/11), várias pessoas se dividiram em salas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde as aulas foram ministradas. Homens e mulheres de todas as idades puderam escolher entre sete oficinas, que acontecem hoje e amanhã dentro da programação do festival.

(Fotos: Adriana Marinelli/A Redação)
Uma das aulas mais movimentadas do dia foi a de canto, comandada pela professora, cantora e compositora Sabah Moraes. "É a segunda vez que participo desta forma no Canto, mas é sempre uma novidade. É muito bom ver o interesse dos alunos, que chegam e participam mesmo das aulas", destaca.
Graduada em Canto Lírico e Mestrado em Canto Popular, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Sabah encantou os alunos com uma aula leve e descontraída. "O dia foi muito produtivo. Tinha gente aqui de 14 a quase 80 anos e todos se envolveram bastante. Fizemos exercícios para a voz e também disponibilizamos algumas horas para que eles pudessem cantar e mostrar seu talento", explica a professora, ressaltando que amanhã tem mais.

Cantora e compositora Sabah Moraes (Foto: Adriana Marinelli/A Redação)
Lais Lôbo, 14 anos, é uma das alunas e encerra o primeiro dia cheia de expectativas para amanhã. "Canto desde que me entendo por gente e ter a oportunidade de receber alguns toques de uma profissional como a Sabah não tem preço."
A adolescente não foi sozinha. Quando ficou sabendo da oficina, convidou a amiga Anne Caroline do Amaral Nascimento, também de 14 anos, para participar. "Ela também canta muito e essa é uma boa oportunidade para entender melhor as técnicas", afirma Lais.

Lais e Anne Caroline (Foto: Adriana Marinelli/A Redação)
Para a professora Sabah, oficinas como as que estão sendo oferecidas no Canto 2013 deveriam ser realizadas com mais frequência, já que Pirenópolis não conta com uma organização de aulas musicais nos demais meses do ano. "Seria o ideal. Existem muitas pessoas que têm talento, mas não entendem das técnicas para aprimorar esse dom."
Outras oficinas
Além da aula de canto, outras foram ministradas nesta tarde pelos professores Jarbas Cavendish (Harmonia); Guilherme Santana (Bateria); Bororó Felipe (Baixo); Fabiano Chagas (Violão e Guitarra); Everton Luiz (Sopros); Sabah Moraes (Voz); e Marco Lobo (Percussão).