A Redação
Goiânia – A capital goiana recebe neste sábado (21/9) o renomado artista carioca Renato Alarcão, que vai participar participa do FAKE FAKE ilustraciones 5. Renato vai mostrar os caminhos da aquarela, técnica que precedeu a fotografia e facilitou o registro de paisagens urbanas, a cartografia, estudos da botânica e da zoologia, além de ter dado flexibilidade à criação.
“Uma das mais versáteis e apaixonantes técnicas de pintura, a Aquarela é também cercada de mitos: difícil, caprichosa e até imprevisível", destaca Alarcão. "Compreender a interação entre diversos aspectos como o comportamento da água, a influência da gravidade, a concentração dos pigmentos e o papel, são os primeiros passos que permitirão ao aquarelista iniciante desvendar os seus mistérios” acrescenta.
Confira a programação completa do FAKE FAKE 5
O artista deu início à programação da última semana do FAKE FAKE ilustraciones 5 na sexta-feira (20/9), quando contou a história da evolução da Aquarela, desvendando rotas possíveis para os aquarelistas. A palestra “Aquarela: história de uma técnica, do tempo dos faraós até os dias de hoje” é gratuita e acontecerá na sede do Coletivo Centopeia.
Neste sábado, a oficina durará o dia inteiro e 20 inscritos que já foram selecionados no começo desse mês, terão a oportunidade de conhecer as técnicas de Alarcão, que é formado em Design Gráfico pela UFRJ, mestrado na School of Visual Arts, em Nova Iorque.
Como ilustrador, ele também desenha periodicamente para a página "Opinião" da Folha de S. P. e outros jornais como Le Monde Diplomatique e New York Times além de diversas revistas e livros infantis e juvenis. Como artista, participou de diversas exposições em Nova Iorque, Bratslava e também no Japão.
“Vamos fazer exercícios práticos para o aluno conhecer melhor os materiais, as ferramentas e as técnicas. Começaremos por teoria da cor e depois progrediremos de nível mais básico ao mais avançado. Estudaremos também as pinturas de grandes mestres e praticaremos as técnicas a partir de referências fotográficas e composições com objetos sob iluminação. Encerraremos com uma sessão ao ar livre (Plein Air) para os artistas participantes exercitarem-se sob condições diferentes daquelas apresentadas em estúdio.” conta Alarcão.
FAKEnique
No domingo (22/9) as atividades do FAKE FAKE ilustraciones 5 – Na Rua chegam ao fim, coroadas por um gostoso piquenique, no fim de tarde, no Bosque dos Buritis. “Escolhemos o bosque porque queremos ajudar a revitalizar esse lugar tão lindo e tão próximo do centro da cidade, onde muita gente viveu momentos emocionantes e agora está meio esquecido”, revelam as organizadoras do evento.
A ideia é reunir ao ar livre pessoas que curtam arte e o prazer de fazer tudo junto, compartilhando experiências. A exemplo de vários piqueniques artísticos que acontecem ao redor do mundo, aproveitar a luz do dia, o pôr do sol e o princípio da noite, para compor desenhos, ilustrações e até mesmo pinturas, na presença dos elementos da natureza e de boa companhia inspiradora.
Serviço – FAKE FAKE ilustraciones 5 – NA RUA
21/setembro – sábado
Palestra com Renato Alarcão – “Aquarela: história de uma técnica, do tempo dos faraós até os dias de hoje” – Coletivo Centopéia – a partir das 19h (gratuito)
22/setembro – domingo
Fakenique – Piquinique de encerramento do FAKE FAKE ilustraciones 5 – NA RUA – Bosque dos Buritis, a partir das 16h