Adriana Marinelli
Goiânia – Trânsito carregado e chuva intensa deram o tom do início do ano letivo na rede pública de ensino na Grande Goiânia. No primeiro dia de aula, o deslocamento de estudantes, pais e profissionais da educação foi marcado por vias congestionadas.
Na rede pública estadual de Goiás, entre os principais destaques deste ano está a inauguração do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia. A unidade é o primeiro colégio público bilíngue do Estado, ampliando a oferta de ensino integral.
O calendário escolar da rede estadual prevê 200 dias letivos. O primeiro semestre se encerra em 30 de junho, enquanto o segundo tem início em 3 de agosto, com término previsto para 18 de dezembro. Atualmente, a rede estadual atende mais de 444 mil estudantes distribuídos por todas as regiões de Goiás.
Na capital, a rede municipal de ensino também iniciou o ano com grande movimentação. Em Goiânia, são ofertadas 36.744 vagas para alunos novatos, das quais cerca de 10 mil são destinadas à Educação Infantil, etapa que concentra parte significativa da demanda por vagas no início do ano letivo.
Em Aparecida de Goiânia, a volta às aulas ocorre paralelamente a uma agenda intensa de acompanhamento da rede municipal. Durante toda a semana, o prefeito Leandro Vilela visita mais de 30 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A rede municipal do município conta atualmente com 94 unidades de ensino.