Logo
Um terço dos cursos de Medicina são mal avaliados em exame nacional do Ministério da Educação (foto: Angelo Miguel / MEC)
Um terço dos cursos de Medicina são mal avaliados em exame nacional do Ministério da Educação (foto: Angelo Miguel / MEC)

Um terço dos cursos de Medicina são mal avaliados em exame nacional do Ministério da Educação

Nota varia de 1 a 5

19.01.2026 - 16:07:11
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – Cerca de um terço dos cursos de Medicina do País não alcançaram desempenho proficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O número foi divulgado no balanço de resultados do exame, em Brasília, divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação (MEC).

A nota do Enamed varia de 1 a 5, e as notas 1 e 2 são consideradas não proficientes pelo MEC. A nota é utilizada para compor o conceito Enade. Segundo o MEC, 351 cursos de todo País participaram do exame, incluindo universidades públicas (federais, estaduais e municipais), privadas com e sem fins lucrativos e especiais. De acordo com o ministério, os cursos foram distribuídos da seguinte forma:

Conceito 1: 7,1% dos cursos

Conceito 2: 23,6% dos cursos

Conceito 3: 22,7% dos cursos

Conceito 4: 33% dos cursos

Conceito 5: 13,6% dos cursos

Das 351 instituições avaliadas, 304 estão sob o crivo do MEC – são as universidades federais e as privadas com e sem fins lucrativos. Estaduais e Municipais não podem ser supervisionadas pela pasta. Entre elas, 99 cursos sofrerão sanções do Ministério da Educação.

Entre os 99 cursos que poderão sofrer sanções do MEC, oito terão o vestibular suspenso; outros 13 cursos terão redução de 50% das vagas; 33 terão redução de 25% das vagas. Além disso, esses cursos terão a suspensão do Fies e haverá uma avaliação em relação à continuidade de outros programas federais. Os 45 cursos restantes serão proibidos de ampliar suas vagas. A aplicação das sanções é definida a partir do porcentual de proficiência dos estudantes verificado em cada curso que ficou com nota geral 1 e 2.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) vai instaurar um processo administrativo de supervisão dessas instituições. As universidades poderão recorrer sobre os resultados e apresentar justificativas ao MEC, que avaliará os argumentos. Caso o MEC não aceite a justificativa, as sanções devem valer até a obtenção de um novo conceito no Enamed no ano seguinte.

Questionado sobre a possibilidade de que instituições privadas contestem os resultados na Justiça, o ministro Camilo Santana afirmou que é um direito recorrer à via judicial, mas destacou a transparência do processo. Ele disse ainda, que as universidades poderão dialogar com o próprio MEC.

“Todas as instituições vão ter o direito de se defender e apresentar suas justificativas. Queremos que a instituições corrijam o que tem de ser corrigido”, disse.

Considerando o tipo de instituição, o pior desempenho no Enamed foi verificado nas universidades municipais, que não estão sob regulação do MEC. Em seguida, aparecem as instituições privadas com fins lucrativos, que serão sancionadas pela pasta.

Municipais: 87,5% com notas 1 e 2;

Privadas com fins lucrativos: 58,4% com notas 1 e 2;

Especiais: 54,6% com notas 1 e 2;

Privadas sem fins lucrativos: 33,3% com notas 1 e 2;

Comunitárias/confessionais: 5,6% com notas 1 e 2;

Federais: 5,1% com notas 1 e 2;

Estaduais: 2,6% com notas 1 e 2;

Diante do resultado, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo vai enviar uma proposta ao Congresso para que o MEC tenha atribuição para supervisionar também as universidades municipais. O ministro fará uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para avaliar se a proposta será um projeto de lei ou uma medida provisória.

Camilo falou ainda sobre a preocupação com o desempenho das universidades privadas com fins lucrativos, que reúnem a maior parte das matrículas na área.

“Não é caça às bruxas, punição de ninguém. É garantir que principalmente instituições que cobram do aluno, que cobram mensalidades caras, possam ofertar curso de qualidade nesse País”, afirmou o ministro Camilo Santana.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu as medidas tomadas pelo MEC. Para ele, o Enamed traz o melhor diagnóstico da formação médica no País. “A formação médica é decisiva para um SUS de qualidade. Ter médicos bem formados, que seguem as novas diretrizes construídas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Educação, é muito importante.”

Além das informações sobre os cursos, o MEC também divulgou os dados da proficiência dos estudantes. De acordo com a performance observada na prova, 67% dos 39.258 estudantes que estão se formando em Medicina e foram avaliados têm desempenho desejável.

Mudança no exame nacional

O Enamed foi criado pelo MEC em abril do ano passado para substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Medicina. Com isso, houve uma ampliação da prova, que passou de apenas 40 questões para 100. O Enamed é aplicado para todos os estudantes concluintes da área e a partir de 2026 será aplicado também no 4º ano do curso.

A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) tentou barrar a divulgação dos resultados na Justiça, mas o pedido foi negado. Entre os questionamentos, a Anup afirmou que o MEC definiu a metodologia de cálculo da nota somente depois que a prova foi aplicada, o que prejudicou a preparação dos estudantes.

A associação disse ainda que a divulgação dos resultados causaria dano reputacional e material às instituições. A Justiça rejeitou a tese e afirmou que não foi demonstrado que a mera divulgação dos resultados levaria a sanções imediatas por parte do MEC e que o risco alegado era “meramente hipotético”.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Meio ambiente
26.01.2026
Plano estadual fortalece silvicultura e amplia base de florestas plantadas em Goiás

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás avança na consolidação da silvicultura com a estruturação do Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal. Apresentada neste mês de janeiro, a proposta inserida na Política Florestal para Goiás está em fase de elaboração e organiza ações estratégicas para ampliar a base de florestas plantadas, fortalecer cadeias produtivas […]

Folia
26.01.2026
Prefeitura e representantes de blocos planejam segurança e mobilidade para pré-Carnaval de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu com os representantes dos blocos de pré-Carnaval da capital e o grupo de trabalho da Prefeitura de Goiânia que vai acompanhar o planejamento, monitorar os trajetos e realizar as ações no dia do evento, nesta segunda-feira (26/1). O encontro serviu para alinhar os […]

Clima
26.01.2026
Prefeitura de Goiânia emite alerta laranja para chuvas intensas nesta segunda-feira (26)

A Redação Goiânia – A Prefeitura de Goiânia e a Defesa Civil Municipal emitiram, no final da tarde desta segunda-feira (26/1), um alerta laranja para chuvas intensas na capital. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura de Goiânia estão nas ruas realizando monitoramento em ação […]

IA contra o Crime
26.01.2026
”Com Caiado e Daniel, a segurança pública de Goiás segue avançando”, afirma Leandro Vilela

A Redação Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento da plataforma IA Contra o Crime, um sistema inovador que utiliza inteligência artificial para modernizar e fortalecer a segurança pública em todo o estado, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. A solenidade reuniu o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, […]

Operação
26.01.2026
GCM de Aparecida flagra descarte irregular de entulho no Buriti Sereno

A Redação Goiânia – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia flagrou um homem despejando entulho de construção em um lote baldio na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Buriti Sereno, nesta segunda-feira (26). O material era transportado em uma carreta acoplada ao veículo que ele conduzia. Após constatar o flagrante, a GCM realizou […]

Segurança Pública
26.01.2026
“Goiás inaugura um novo modelo de combate à criminalidade”, afirma Daniel Vilela sobre o IA Contra o Crime

A Redação Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração do sistema ”IA Contra o Crime”, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. Ao apresentar a ferramenta, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador destacaram que a tecnologia fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança, sendo um trabalho inédito no Brasil. “Goiás […]

Jardim Mirabel
24.01.2026
Prefeitura de Goiânia entrega itens essenciais a famílias afetadas pelas chuvas

A Redação Goiânia – A prefeitura de Goiânia realizou uma ação emergencial no Jardim Mirabel para atender famílias impactadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, neste sábado (24/1). Ao todo, 26 famílias foram afetadas e receberam apoio imediato do município, em uma resposta articulada voltada à proteção social, segurança e garantia de direitos. A […]

EDUCAÇÃO
23.01.2026
Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta (23)

São Paulo – O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades e institutos federais têm até esse horário para garantir participação na única edição do programa neste ano. Segundo o governo federal, esta é a maior edição […]