A Redação
Goiânia – O Sesc Centro, em Goiânia, recebe, na próxima quarta (21/1), a exposição fotográfica ‘Retratos que incluem: do tamanho do mundo’, da fotógrafa goiana Michelly Matos. A exposição integra o Claque Cultural, realizado pelo Sesc em parceria com o Governo de Goiás e marca as comemorações de 10 anos do movimento Somos Todos Gigantes, que nasceu em Goiás e deu origem ao que hoje é o Instituto Nacional de Nanismo. A entrada é gratuita com visitação das 9h às 18h e no sábado pela manhã.
Por meio de 15 fotografias documentais, a exposição propõe um olhar horizontal sobre a trajetória das pessoas com nanismo no Brasil, destacando suas lutas, conquistas e vivências afetivas. Mais do que registros, as imagens revelam histórias de protagonismo, resistência e pertencimento, sempre com a perspectiva de quem vive, em primeira pessoa, a realidade do nanismo.
“‘Retratos que incluem’ nasce com a missão de ampliar o diálogo sobre formas de existência e direitos, sempre com a mesma abordagem, empatia, representatividade e a certeza de que a grandeza humana não se mede. Não é apenas um título, mas uma declaração de existência e a exposição parte de uma metáfora espacial: o mundo não se reduz à altura dos olhos de quem observa, mas à dimensão afetiva de quem o habita”, completa Michelly Matos.
Michelly é fotógrafa do Instituto Nacional de Nanismo desde 2021 e explica que cada fotografia é um convite ao nivelamento do olhar, não no sentido físico, mas ético: “Se tradicionalmente a sociedade enxerga pessoas com nanismo a partir de um viés de diferença, aqui a lente se coloca no plano do encontro, onde histórias são compartilhadas de igual para igual”.
Serviço
Exposição ‘Retratos que incluem: do tamanho do mundo’
Fotógrafa: Michelly Matos
Local: Sesc Centro, Rua 15 esquina com a Rua 19, Centro – Sala Multiuso 1
Data: 21 a 24 de janeiro
Horário: 9h às 18h e sábado até 13h
