Logo

Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda

Candidatos das três últimas edições do Enem podem usar notas

19.01.2026 - 09:15:08
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília.

O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.

A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes.

As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.

Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.

Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas.

Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.

Vagas
São mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições, em 587 municípios do país.

Com isso, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.

Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050.

O MEC avisa que é de responsabilidade do candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição no Sisu 2026, não sendo possível a escolha do semestre de ingresso, o qual será definido de acordo com a nota do candidato.

Ações afirmativas
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.

No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.

Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas.

A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Seleção
Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025.

Caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso.

Porém, é preciso que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação).

O MEC explica que, em caso de empate no uso das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido e conforme a ordem de prioridade.

Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.

A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Saiba mais sobre o Sisu aqui. A central de atendimento do MEC funciona no telefone: 0800-616161. (Agência Brasil)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Adriana Marinelli

*

Postagens Relacionadas
notícias
26.01.2026
Política de combate à poluição visual urbana vira lei em Goiás

A Redação Goiânia – De iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), a Política Estadual de Prevenção e Redução da Poluição Visual Urbana foi oficializada pela Lei nº 24.026, sancionada na última semana. O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir cidades mais organizadas, seguras, acessíveis e equilibradas em âmbito […]

notícias
26.01.2026
Empresário nega ter agredido influenciadora dentro de elevador em Goiânia: “Estava só segurando ela”

A Redação Goiânia – Depois que imagens de câmeras de segurança de um condomínio em Goiânia se tornaram públicas, mostrando o momento em que a influenciadora digital Nayara da Conceição Brito, de 23 anos, foi sufocada pelo então namorado, Alcides Bortoli Antunes, de 35 anos, o empresário usou as redes sociais para se pronunciar e […]

notícias
26.01.2026
Daniel Vilela destaca ‘IA Contra o Crime’ como diferencial de Goiás para receber MotoGP 2026

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira (26/1), o programa IA Contra o Crime, que passa a ser uma das bases tecnológicas da estratégia de segurança do Estado para receber o MotoGP 2026 em Goiânia. Durante o anúncio da ferramenta, o vice-governador Daniel Vilela afirmou que Goiás prepara uma operação integrada, […]

Política
26.01.2026
Vereadora Kátia aciona MPGO e TCM contra contratação emergencial da Comurg em Goiânia  

A Redação Goiânia – A vereadora Kátia (PT) acionou o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) pedindo a apuração do contrato emergencial entre a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e uma empresa terceirizada que assumirá, por 90 dias, parte dos serviços de roçagem mecanizada e […]

Distrito de Interlândia
26.01.2026
Ônibus com 26 passageiros tomba na BR-153 em Anápolis

A Redação Goiânia – Um ônibus que seguia de Goiânia com destino a São Félix do Xingu tombou e saiu da pista na BR-153 na altura do distrito de Interlândia, em Anápolis. A ocorrência, registrada por volta das 16h30 desta segunda-feira (26/1), ocorreu quando o veículo, que levava 26 passageiros e dois motoristas, tentou desviar […]

aposentados e pensionistas
26.01.2026
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Brasília – O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o órgão, a decisão pretende garantir o amplo direito dos beneficiários que, desde a última segunda-feira (19/1), enfrentam […]

Justiça
26.01.2026
Ex-prefeito e outras 4 pessoas são condenadas por desvio de recursos em Castelândia

A Redação Goiânia – O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Núcleo Especializado em Crimes Praticados por Prefeitos (NUCPP), conseguiu a condenação de cinco pessoas envolvidas em um esquema de desvio de recursos públicos no município de Castelândia. A decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) condenou o […]

Violência
26.01.2026
Vídeo mostra momento em que influenciadora é agredida dentro de elevador em Goiânia

A Redação Goiânia – Imagens de câmeras de segurança de um condomínio em Goiânia mostram o momento em que a influenciadora digital Nayara da Conceição Brito, de 23 anos, foi sufocada pelo então namorado, o empresário Alcides Bortoli Antunes, de 35 anos, até perder a consciência dentro de um elevador, após uma discussão ocorrida em […]