A Redação
Goiânia – A denúncia de uma criança vendendo balas em um terminal de ônibus de Goiânia mobilizou policiais e terminou em um gesto de solidariedade. De acordo com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), ao abordarem o menino, os policiais descobriram que a venda era uma forma de ajudar a família na compra de material escolar para ele e os irmãos. O caso foi compartilhado nas redes sociais nesta sexta-feira (16/1).
Segundo o sargento Paulo Vieira, a equipe tomou conhecimento da situação por meio do sistema do BRT e resolveu ir atrás da criança. Ao perceber a aproximação da viatura, o menino tentou fugir. “Ele começou a querer sair correndo. Aí, com isso, paramos a criança. Aí a criança falou assim: ‘não me bate’. Eu falei assim: ‘meu filho, nós não vamos te bater, nós estamos aqui para te ajudar, porque a polícia é mão amiga, não é para te agredir’”, contou o sargento.
“Ele respondeu que estava vendendo balas para comprar o material escolar para ele, um irmão de 14, uma irmã de 13 e outra irmã de 6 anos”, afirmou o sargento. Sensibilizada, a equipe decidiu ir até uma loja próxima e comprar os materiais.
Ricardo Henrique, de 11 anos, contou que a iniciativa partiu dele ao perceber as dificuldades em casa. “Eu percebi que minha mãe estava com dificuldade para pagar as coisas. Minha mãe não ia conseguir pagar as coisas sozinha. Aí eu me inspirei no meu padrasto. Comecei a vender”, comentou.
O padrasto, Franciano Monteiro, afirmou que a criança trabalha por vontade própria. “Ninguém obriga nada. Ninguém obriga ele a fazer nada. Isso é instinto dele mesmo, de querer ajudar a mãe e os irmãos. Tudo que ele consegue quando vai para a rua, ele chega e divide com os irmãos”, relatou. Em tom emocionado, ainda elogiou o talento do enteado. “Ele realmente é muito rápido e, como vendedor, se eu fosse um professor de vendas, ele ganhava só nota 10”.
A mãe da criança, Alaine Taveira, também se emocionou com a atitude do menino. “Ricardo, meu filho, você vai ser um grande homem. Deus abençoe muito a sua vida. Você vai dar muito orgulho ainda pra nós”, declarou.
Confira o vídeo:
Policiais ajudam criança que vendia balas em terminal de Goiânia para comprar material escolar. Confira o vídeo https://t.co/ny2OLpqp2F pic.twitter.com/C9gMdgDhTy
— Jornal A Redação (@aredacao) January 16, 2026
