A Redação
Goiânia – A Gibiteca Jorge Braga finaliza o ano de 2025 com mais de 9.000 atendimentos e 3.181 visitantes. O destaque deste ano foi a programação voltada ao público escolar e às ações comunitárias, recebendo instituições públicas, privadas, grupos de turistas e estudantes de diferentes regiões.
Expandido as suas atividades combinando acompanhamento de rotina com eventos literários, oficinas, visitas escolares, circulação da Gibiteca Móvel e ações de mediação focadas no universo das HQs.
Visitações crescem
As demandas gerais cresceram com 3.055 solicitações, sendo julho o mês de maior movimento, impulsionado pelas Férias Literárias, sendo seguido por junho e maio, períodos marcados por oficinas e ações externas. Os atendimentos incluíram contação de histórias, oficinas criativas, mediação de leitura e apresentação do acervo especializado.
Durante esse período, a unidade contou com 1,294 participações em eventos, seguido por 589 atendimentos por meio da Gibiteca Móvel, 573 empréstimos domiciliares e 305 interações na Mesa Digital.
Programação cultural e formação de leitores
Em 2025, a Gibiteca ampliou iniciativas que fortalecem o hábito da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A programação contou com as férias literárias, realizada em janeiro e julho. Ações como os mutirões “100 Dias de Ação” e a inclusão de participantes do “Goiás Social Mulher” impulsionaram as atividades de leitura do acervo.
Oficinas de escrita criativa e mediação da leitura literária, atividades comemorativas como o Dia das Crianças, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o aniversário de 31 anos da Gibiteca ajudaram a fortalecer e ampliar a presença dos usuários ao espaço.
Acervo especializado em constante crescimento
O acervo da Gibiteca Jorge Braga reúne atualmente 21.553 itens, sendo 10.220 histórias em quadrinhos e 11.333 livros relacionados à cultura pop, literatura e artes visuais. Com um dos maiores acervos públicos de HQs do Centro-Oeste, a unidade permanece como referência cultural, criativa e educativa no estado.
Instalada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, a Gibiteca Jorge Braga disponibiliza acesso gratuito ao seu acervo especializado em histórias em quadrinhos, além de oficinas, mediações e programação cultural voltada ao público infantojuvenil. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento presencial para leitura, empréstimos e atividades culturais indicadas na agenda da unidade.
