São Paulo – O ator Wagner Moura, protagonista do longa O Agente Secreto, venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama do Globo de Ouro 2026 neste domingo, 11. Moura superou os atores Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White, se tornando o primeiro brasileiro a vencer na categoria.
Com a vitória, Moura repete o feito de Fernanda Torres no Globo de Ouro do ano passado e desbanca atores consagrados de Hollywood. A conquista também tende a impulsionar uma possível indicação do brasileiro ao Oscar de Melhor Ator.
“O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou falta de memória, e trauma geracional. Eu acredito que se um trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Esse prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis”, disse Wagner Moura em seu discurso em inglês.
Moura disse ainda, agora em português: “A todo mundo do Brasil assistindo a isso agora… Viva o Brasil! Viva a Cultura brasileira!”.
O Agente Secreto ganhou também como Melhor Filme de Língua Não Inglesa. (Agência Estado)