Logo
Globo recria Pirenópolis e Cidade de Goiás em estúdio para ambientar próxima novela. (Foto: Reprodução)

Globo recria Pirenópolis e Cidade de Goiás em estúdio para ambientar próxima novela

'Coração Acelerado' será o novo folhetim das sete

04.01.2026 - 17:01:49
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – Escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, “Coração Acelerado” estreia no dia 12 de janeiro, mas há meses um trabalho vem sendo feito com riqueza de detalhes pela Globo. Ambientada no universo sertanejo, a produção traz para a TV uma reconstrução minuciosa do estado de Goiás – mais especificamente de Pirenópolis e da Cidade de Goiás. A cidade fictícia se chama Bom Retorno e é lá que a história da protagonista Agrado, interpretada por Isadora Cruz, se desenvolve.

Inspirada nos dois municípios goianos emblemáticos, a locação foi pensada para remeter às referências não apenas estéticas, mas também culturais da região. “Os goianos espalhados pelo Brasil vão reconhecer a sua terra, a sua gente”, aposta o diretor artístico da novela, Carlos Araújo.

A criação da cidade cenográfica envolveu cerca de 70 a 80 profissionais e levou três meses de trabalho. Para alcançar fidelidade, cada rua recebeu um tipo diferente de calçamento, alternando pedra e asfalto, como nas cidades originais.

Questionado sobre a experiência de realizar uma novela fora do eixo Rio–São Paulo, Carlos Araújo afirma que a mudança para Goiás trouxe um sentimento de retorno às suas origens profissionais. Ele recorda que sua primeira novela como diretor foi “Renascer” (1993), produzida em uma região semelhante à atual. Em seguida, ele voltou ao Centro-Oeste com “O Rei do Gado” (1996), reforçando essa ligação.

Segundo Carlos, essa nova produção representa um reencontro pessoal com um universo cultural que sempre lhe interessou. “Essa novela me dá um pouco de resgate afetivo na minha própria narrativa, no meu próprio olhar”, diz. Embora tenha trabalhado muitas vezes no eixo tradicional, ele destaca que buscava continuamente explorar outros cenários do Brasil, sobretudo do Centro-Oeste.

As gravações externas no estado de Goiás exigiram logística intensa. A equipe percorreu aproximadamente 1.600 quilômetros entre Alto Paraíso, Caldas Novas, Pires do Rio e outras cidades — uma experiência descrita como uma verdadeira caravana.

“A nossa maior preocupação foi com a autenticidade. A gente quer dar ao público a sensação de que toda a novela está lá. Por isso, tudo foi muito bem estudado e planejado”, destaca o cenógrafo Keller Veiga.

Três jovens adultos estão em pé próximos a um lago em ambiente natural. À esquerda, mulher com cabelo loiro ondulado, veste blusa branca e saia branca, braços cruzados. No centro, homem com jaqueta marrom segura um violão, olhando para frente. À direita, mulher com cabelo cacheado, veste jaqueta marrom e camiseta branca, com as mãos ao lado do corpo. Fundo com árvores e vegetação.

Costumes

A equipe de “Coração Acelerado” também viajou até Goiás para observar o comportamento, o modo de vestir e a rotina das pessoas, evitando retratar a região a partir de um olhar sudestino. O figurino, sob a coordenação de Sabrina Moreira, na Globo há 20 anos, foi planejado para equilibrar realismo e criação ficcional: “A ideia era entender as pessoas do lugar, não usar nosso olhar sobre eles”.

No dia a dia, as roupas são inspiradas em moradores reais; já nos shows, há licença criativa, com peças desenvolvidas especialmente para os protagonistas Agrado e João Raul (Filipe Bragança), inspiradas em Ana Castela e Luan Pereira.

“Venho acompanhando tudo sobre os dois artistas”, antecipa Sabrina, que não vê a hora de conhecer a intérprete da música-tema da novela, “Olha Onde Eu Tô”, que aparecerá em alguns capítulos interpretando a si mesma, em participação especial. “Ana Castela é uma mulher de atitude, talentosa, carismática… e uma persoanlidade muito inspiradora”, diz.

Aliás, o acervo da novela o próxima novela das 19h é imenso: cerca de 50 mil peças, incluindo roupas compradas, confeccionadas e reaproveitadas. Muitas vêm de brechós e feiras. Há ainda uma fábrica interna da TV Globo que atende todas as produções, permitindo confecção própria. Já peças emprestadas de marcas são devolvidas ao final; outras são incorporadas ao acervo, embora o elenco raramente fique com figurinos por questão contratual. (Agência Estado)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Michelle Rabello

*Estagiária de jornalismo no jornal A Redação

Postagens Relacionadas
Goiânia
26.01.2026
Centro Cultural Octo Marques recebe feira de artes gráficas e publicações independentes

A Redação Goiânia – O Centro Cultural Octo Marques sedia a 2ª edição da Feira Qui Qui Qui de artes gráficas e publicações independentes, no próximo sábado (7/2), das 11h às 20h, em Goiânia. O evento reúne 23 expositoras e expositores de Goiânia e Brasília e conta com uma programação que inclui feira de publicações, […]

Cinema
26.01.2026
‘O Agente Secreto’ chega a 1,7 milhão de espectadores após indicações ao Oscar

São Paulo – Impulsionado pelas recentes indicações ao Oscar, O Agente Secreto alcançou a marca de 1,7 milhão de espectadores, segundo dados divulgados pela Comscore. O crescimento foi registrado ao longo dos últimos quatro dias e marca um novo momento para o desempenho do filme nas bilheterias. O longa já vinha de um período de […]

Espiritualidade
26.01.2026
Goiânia recebe Monja Coen com a palestra “Mente Próspera: A Vida é Aqui e Agora”

A Redação  Goiânia – A Monja Coen chega a Goiânia no dia 29 de janeiro, no Teatro Madre Esperança Garrido, para a palestra “Mente Próspera: A Vida é Aqui e Agora”. Os portões serão abertos às 19h e a palestra tem início previsto para as 20h, com ingressos já disponíveis para compra. Na apresentação, a […]

Música
26.01.2026
Smooth Band apresenta tributo a Carlos Santana em Goiânia

A Redação Goiânia – A Smooth Band apresenta nesta quinta-feira (29/1) às 20h30 o show tributo Soul Sacrifice, em homenagem ao guitarrista mexicano Carlos Santana, ícone musicista que fundiu a música latina ao Rock Mundial. Carlos Humberto Santana Barragán é um músico mexicano-estadunidense, tornou-se famoso com a banda Santana Blues Band, posteriormente como Santana precisamente […]

Nostalgia
26.01.2026
Animação com trilha sonora de Hans Zimmer celebra 40 anos de ‘Dragon Ball’

José Abrão Goiânia – A série de mangá e anime Dragon Ball, uma das mais populares do Japão e que teve grande papel na popularização do estilo japonês pelo mundo, comemorou 40 anos neste fim de semana durante o evento Dragon Ball Genkidamatsuri, no sábado (24/1). Para celebra o papel e a influência da franquia, […]

Audiovisual
26.01.2026
5 filmes brasileiros recentes para ver no streaming e celebrar o cinema nacional

José Abrão Goiânia – A torcida brasileira chega forte ao Oscar 2026 com O Agente Secreto, indicado em  quatro categorias. Enquanto o prêmio não vem, selecionamos alguns filmes brasileiros recentes, produzidos em 2025, que você já pode ir assistindo em casa para entrar no clima e valorizar o cinema nacional. Oeste Outra Vez Pra começar […]

Goiânia
25.01.2026
Livro “Duro feito pedra, Frágil feito pólen” traz quatro fases da poesia de Adalberto de Queiroz

A Redação Goiânia – O poeta e jornalista Adalberto de Queiroz lança no dia 29 de janeiro (quinta-feira), às 19h, na Livraria Palavrear (Rua 232, 338 – Setor Leste Universitário), em Goiânia, o livro Duro feito pedra, Frágil feito pólen, pela Editora Bula Livros. A entrada é gratuita. Com 224 páginas (1ª edição, 2025), Duro […]

CULTURA
25.01.2026
Mabel celebra preservação das tradições durante 23º Encontro de Folia de Reis de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou, neste domingo (25/1), do 23º Encontro de Folia de Reis de Goiânia, evento que reúne tradição, fé e manifestações da cultura popular na Praça da Igreja Matriz de Campinas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Santuário Basílica Nossa Senhora […]