A Redação
Goiânia – Com 58,5% da preferência do público, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) conquistou o Prêmio Concerto 2025 na categoria de Melhor Álbum de Música de Concerto com o projeto “Claudio Santoro”. O resultado da votação popular foi anunciado nesta semana e reconhece o trabalho do grupo filarmônico mantido pelo Governo de Goiás.
A votação foi realizada entre os dias 7 e 21 deste mês por meio do site da Revista Concerto, principal publicação brasileira dedicada ao gênero. O álbum, que homenageia o compositor brasileiro Claudio Santoro, recebeu 2.098 votos únicos em votação com maior quantidade de pessoas votantes entre todas as categorias da premiação.
Neste projeto, a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14. As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade intensa e pela profundidade emocional.
O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, que visa gravar e divulgar a obra do compositor brasileiro, contando com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa o selo Naxos.
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Além da escolha popular, o álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás participa da votação da crítica que vai eleger os melhores do ano. O resultado do júri especializado será conhecido na publicação da revista Concerto do primeiro bimestre de 2026.