A Redação
Goiânia – Com a realização de grandes eventos gratuitos em todas as regiões da capital, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), encerra 2025 com um dos calendários culturais mais expressivos dos últimos anos, alcançando mais de 1 milhão de pessoas.
Entre os destaques estão o Show dos 100 Dias de Gestão, o Grande Arraial de Goiânia, a Pecuária de Goiânia, o Festival do Bem em celebração ao Aniversário da cidade e as oito edições do Música no Bosque, que juntas reuniram milhares de goianienses ao longo do ano para shows de artistas renomados em vários estilos musicais.
O prefeito Sandro Mabel destaca que a expansão da agenda cultural é um compromisso central de sua administração. “A cultura voltou a ocupar o lugar que merece na vida da nossa cidade. Goiânia vive o maior ciclo cultural da última década. Este ano mostramos que é possível oferecer eventos grandiosos, gratuitos e de qualidade, levando lazer, pertencimento e oportunidades para todas as famílias”, afirma.
Ele também citou eventos como a Pecuária, apontada como a maior edição deste ano. “Goiânia vive um novo tempo e nossa gestão continuará investindo para que a cultura chegue cada vez mais perto das pessoas. Podem esperar por um novo ano ainda melhor na nossa gestão”, afirma.
Maiores eventos culturais em 2025
Show dos 100 Dias de Gestão, realizado em 9 de abril, no Jardim Curitiba, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas e celebrou os primeiros 100 dias do governo Sandro Mabel e contou com apresentações de artistas como Ícaro & Gilmar, Humberto & Ronaldo, Panda, além da participação especial da Orquestra Sinfônica de Goiânia. O show lotou a Praça da Feira e marcou o início de uma série de grandes entregas culturais do ano.
Pecuária de Goiânia
Em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e com emendas parlamentares, a Prefeitura participou da realização da maior edição recente da Pecuária de Goiânia. Entre 15 e 25 de maio, mais de 600 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições, que recebeu 24 shows, feira, gastronomia, atrações infantis e atividades culturais promovidas pela Secult.
22º Grande Arraial de Goiânia
O tradicional Grande Arraial de Goiânia foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer e reuniu mais de 200 mil pessoas de 18 a 29 de junho, com shows de grandes nomes, como Falamansa, Rastapé, Léo Magalhães, Zé Felipe, Ícaro & Gilmar, entre outros. O evento ainda sediou a 2ª etapa do Circuito Junino de Quadrilhas, consolidando-se como uma das maiores festas de São João do Centro-Oeste.
Festival do Bem – Aniversário de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia comemorou os 92 anos da capital com três noites de shows gratuitos no Parque de Exposições, reunindo artistas como Matheus & Kauan, Diego & Victor Hugo e Daniel, além de atividades culturais. O evento integrou a programação oficial do aniversário da cidade, que também contou com o tradicional desfile cívico-militar.
Música no Bosque – 8 edições e 16 mil pessoas
O projeto consolidou-se como uma das ações culturais mais queridas pelos goianienses. No Bosque dos Buritis, milhares de pessoas prestigiaram apresentações de Marcelo Barra, Maria Eugênia, Heróis de Botequim, Pádua e Tom Chris, Almir Pessoa e Nila Branco, Rogério Caetano, entre outros. Além da música, o evento contou com feiras de artesanato e gastronomia. O evento deu tão certo, que a comunidade de vizinhos do Bosque e o Sesc se tornaram parceiros na realização e custeio dos shows.