A Redação
Goiânia – O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário Cidade de Goiás realizam, no dia 20 de dezembro, no Instituto Biapó, em Goiás, a abertura da mostra Amigas Santeiras, o lançamento do calendário cultural 2026 e a apresentação de uma mensagem institucional de fim de ano.
O dia começa com a abertura da exposição de longa duração Amigas Santeiras: três mulheres em uma só arte, às 10h, reunindo obras das artistas Tianinha, Neusa e Leides. A mostra é a maior exposição de imagens sacras já realizada em Goiás, com mais de 110 peças que permanecerão em exibição até março de 2026.
A abertura contará com a presença e obras de Clemente Maciel, Ivana Thomé e Sandro Cunha, discípulos das santeiras, que representam o legado deixado por elas na arte goiana. Para viabilizar a mostra, foram realizados intensos esforços logísticos a fim de reunir as obras em uma expografia inovadora, que coloca a tradição ancestral da arte sacra em diálogo com o presente, sem perder seu valor simbólico e espiritual. Juntas, as artistas representam três gerações, três olhares e uma mesma arte. Seu trabalho reafirma o protagonismo feminino na arte sacra e evidencia como o fazer tradicional pode dialogar com a contemporaneidade, mantendo-se relevante e profundamente conectado à cultura goiana.
A data também foi escolhida para o lançamento do Calendário Cultural Biapó – Casa Cora Coralina 2026, uma homenagem a professoras e professores do tradicional colégio Lyceu de Goyaz, instituição de ensino mais antiga de Goiânia, que completará 180 anos em 2026. Uma exposição imersiva a partir da pesquisa e do texto de Bento Fleury, professor, pesquisador e autor de diversos textos sobre a história e a cultura de Goiás, incluindo estudos sobre o próprio Lyceu, faz parte da programação.
Para encerrar, será exposto o novo arranjo de imagens da Galeria Beira Rio, relembrando as três exposições dos artistas Veiga Vale, Octo Marques, e a Procissão do Fogaréu, e exibido um vídeo com uma mensagem musical de Ano Novo, dirigido por Gabriel Cortês, música de Erick Von Sohsten e participações da santeira Ivana Thomé e do Coral Solo sob regência de Tão Curado.
Serviço:
Evento: Abertura da Exposição Amigas Santeiras, Lançamento do Calendário Cultural do Instituto Biapó e Mensagem de Ano Novo
Data: 20 de dezembro
Hora: 10h
Local: Instituto Biapó, Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – cidade de Goiás
Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Comissão Tricentenário de Goiás
