A Redação
Goiânia – No próximo sábado (13/12) chega ao fim a edição de 2025 do projeto Goiás Cidade Estelar – uma iniciativa gratuita que visa difundir conhecimentos nas áreas da cultura, do patrimônio, da educação, da ciência e do meio ambiente. O encerramento occore às 19h, na Igreja Santa Barbara, na cidade de Goiás.
A ação é fruto da parceria com o Clube de Astronomia Cecília Payne da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Planetário de Goiânia, vinculado à UFG.
Nas onze edições desde o lançamento do Goiás Cidade Estelar, foram realizadas 110 sessões do Planetário Móvel com um público de aproximadamente 1.100 pessoas, além de quase 700 atendimentos na observação do telescópio.
A programação é realizada preferencialmente aos sábados de lua nova, quando o lado da lua voltado para a Terra não está iluminado pelo sol, tornando-a quase invisível. O início desse ciclo lunar é um bom momento para observar o céu noturno, pois não há luz da lua para ofuscar outras estrelas e objetos celestes.
Durante a atração, a comunidade tem acesso a sessões gratuitas do Planetário Móvel, instalado dentro da igreja, e observação celeste com telescópio motorizado de 20 cm de diâmetro do alto do morro da Igreja Santa Bárbara.
Serviço: Goiás Cidade Estelar
Data: 13 de dezembro de 2025 (sábado)
Local: Igreja Santa Bárbara (cidade de Goiás)
Horário: a partir das19h
