A Redação
Goiânia – A Cia de Arte e Poesia Que Gira apresenta o seu mais novo trabalho que une a palavra poética ao gesto teatral. “A Menina que Fala Poemas Descalça” terá sua estreia nos dias 18 e 19 de dezembro, às 19h, no Teatro do IFG Campus Goiânia, no Centro. O solo da atriz e autora Thaise Monteiro tem a direção de João Bosco Amaral, da Cia Teatral Oops!. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
Thaise Monteiro, que acaba de chegar do XVII Festival de Poesia e Artes Performáticas, em Moçambique, compartilha que o espetáculo propõe uma encenação como travessia, ao traçar uma linha que conecta as suas seis obras, costuradas por histórias e memórias. “Modus Operandi”, “Equinócio”, “A casa da rua 1013”, “À moda de 22”, “Sobressalto” e “Tanatose” são os seis trabalhos literários de Monteiro que inspiram o espetáculo que nasce de uma intersecção entre o corpo e o texto.
A peça começou a ser desenvolvida a partir de uma residência artística realizada por Thaise em Portugal, em 2024. A base para a construção da dramaturgia do espetáculo é, segundo o diretor João Bosco Amaral, o trabalho artístico de Thaise como poeta, atriz, artista circense e cantora. A obra mescla diferentes linguagens artísticas e cria um “livro feito de carne, presença e poesia”, como afirma o diretor. João Bosco Amaral.
Thaise Monteiro é atriz, palhaça e escritora. Recebeu, em 2016, o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos com o livro Equinócio e, em 2018, o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária. Thaise é fundadora da Cia de Arte Poesia que Gira e da Bibliofuscoteca – uma biblioteca itinerante em um fusca.
Com seis livros publicados, Thaise Monteiro é uma das referências na literatura goiana contemporânea.
Serviço: “A Menina que Fala Poemas Descalça”
Data e local:
18 e 19/12, Quinta e sexta-feira, 19h
Local: Teatro IFG Campus Goiânia (R. 75, 2-186 – Setor Central, Goiânia)
Mais informações:
