Logo

Você viaja ou faz turismo?

WhatsAppFacebookLinkedInX
08.07.2025 - 08:26:51

A filósofa Agnes Callard publicou recentemente um texto polêmico na revista The New Yorker, em que critica, de forma irônica mas firme, a glamourização das viagens. Viajar a turismo, na forma como tanto valorizamos, seria, para ela, apenas uma maneira de inflar nossos egos sem qualquer benefício além da vaidade pessoal.
 
Em suas palavras: “Viajar nos torna a pior versão de nós mesmos, ao mesmo tempo em que nos convence de que se trata da melhor. É o que podemos chamar de ‘delírio do viajante’.” Em sua defesa, a autora invoca Chesterton, Ralph Waldo Emerson e Fernando Pessoa, entre outros artistas e pensadores que não viam grandes qualidades no ato de viajar.
 
Mas será mesmo?
 
O turismo é uma invenção da modernidade — antes dela, não havia espaço para esse tipo explícito de exercício do hedonismo —, mas ganha força de fato a partir do momento em que a venda da força de trabalho é regulamentada e, com ela, as folgas e férias obrigatórias. Trabalho e lazer passam a compor realidades opostas e, aos poucos, surge uma massa de trabalhadores com alguma poupança e tempo livre para viajar.
 
Primeiro, constroem-se uma justificativa e uma narrativa em torno das ideias de exotismo e de natureza selvagem. As pessoas saíam de férias para se espantar com a grandiosidade das paisagens naturais ou para conhecer culturas exóticas e, então, retornar para casa e relatar o que viram.
 
Aliás, é importante dizer: em qualquer circunstância, viajar só se completa com esse derradeiro ato (que hoje deixou de ser derradeiro e acontece ao vivo, nas redes sociais): é preciso contar o que se viveu, num gesto que, no fundo, serve para envaidecimento do narrador, invejado e admirado por ter ido e voltado.
 
Nas palavras de Callard: “É um tipo de conversa que se assemelha à escrita acadêmica e a relatos de sonhos: formas de comunicação movidas mais pelas necessidades de quem as produz do que de quem as consome.”
 
Com o passar do tempo, nossa ideia sobre viajar sofreu uma mudança sutil.  Entendemos que uma mirada exótica sobre outras culturas carrega muito de preconceito. Por isso, viajar passou a ser visto como um gesto de abertura ao outro e, mais que isso, de busca por experiências “autênticas”: sair da anestesia cotidiana, expor-se a riscos e se enriquecer ao vivenciar e dialogar com modos diversos de viver.
 
Tudo isso, contudo — e por aí vai o argumento da autora — não se sustenta diante de uma análise mais fria. Se já temos dificuldade de nos abrir ao outro em casa, em nossa própria cultura e lugar, por que seríamos capazes de fazê-lo em Buenos Aires, Paris, no Oiapoque ou no Xingu? Mais ainda: de que riscos estamos falando, se nossas viagens são tão seguras que incluem até mesmo um… seguro-viagem?
 
Além disso, não nos esqueçamos: o turismo tem uma espécie de toque de Midas ao reverso — tende a destruir seus objetos de admiração e fruição. Basta pegar qualquer praia paradisíaca do Brasil ou do mundo, meio século atrás, e compará-la com os dias de hoje. Se não destrói, ele transforma tudo a ponto de deixar irreconhecível.
 
Não estou dizendo que isso seja necessariamente ruim. Pode ser que leve desenvolvimento e seja bem-vindo pelos moradores, mas todos sabemos que, em muitos casos, gera degradação ambiental e aumento das desigualdades — isso quando não expulsa comunidades pela gentrificação e modernização. Basta ver o caso de tantas cidades europeias às voltas com preços inviáveis nos aluguéis, em função das locações por temporada.
 
Mas essa nem mesmo é a questão que mais importa aqui. O fato é que, em termos fundamentais e existenciais, o turismo imediatamente transforma seu objeto, tornando impossível a própria experiência almejada. Se vou em busca do modo de vida único de uma comunidade, a partir do momento em que seus moradores passam a me atender como turista e se tornam objeto do meu olhar, deixam de ser aquilo que eram e que me motivou a ir até lá. Se desejo um lugar selvagem, minha própria presença já mostra que o local não tem mais nada de selvagem. É uma impossibilidade lógica, mas gostamos de achar que não.
 
O que mais demonstra, entretanto, que, na modernidade, viajar é essencialmente um gesto de status é o apelo da exclusividade, sempre presente nos relatos e nas emoções, e que leva os mais privilegiados — como nós — a buscarem experiências que até nos incomoda que chamem de turismo. Como aponta Agnes: “Eu viajo, você faz turismo.” Turismo, fazem as massas; eu sou praticamente um etnógrafo.
 
Fui, por exemplo, a Torres del Paine, em janeiro, em busca de contato com a natureza e das paisagens selvagens dos Andes patagônicos. Fazer longas trilhas é, afinal, uma forma de nos isolarmos e termos uma imersão de verdade em lugares selvagens, não é?
 
Primeiro dia: cerca de 1.500 pessoas fazendo a trilha até o mirante na base das Torres — praticamente uma fila única ao longo dos 26 quilômetros de caminhada. Não creio que haja uma foto em que apareço sozinho ou apenas com meu filho. Sempre há um ou mais gringos de botas Salomon e boné North Face passando atrás.
 
Tudo bem, mas isso foi só o primeiro dia, porque muitos turistas vêm apenas para essa subida e vão embora logo em seguida. Bem, nos cinco dias de trilha, dormimos nos abrigos mantidos por concessionários do parque nacional: havia chuveiro quente, eletricidade, cerveja gelada, restaurante e wifi por módicos 10 dólares a hora. As paisagens, de fato, são as mais incríveis que já vi, e a trilha, realmente imperdível.
 
Ainda assim, por tudo isso, parece que precisamos repensar nossas justificativas e a maneira como narramos essas experiências. O Paine ainda é uma experiência algo “exclusiva” — por mais que milhares de pessoas percorram o parque todos os anos —, mas não somos esses Richard Burtons que gostamos de imaginar em busca da nascente do Nilo.
 
“Florença? Vou te indicar um restaurantezinho local que tem o melhor ossobuco do mundo!”
“Você foi a Manaus? Mas comeu a tapioca de Rio Preto da Eva?”
“Você precisa ter a experiência de ir a uma aldeia no Xingu.”
“Alter do Chão já foi tomada pelos paulistas; se quiser ir ao Tapajós, você tem que falar com um amigo meu e organizar um barco pra fazer um passeio pelo Rio Arapiuns — aí sim você vai conhecer a Amazônia!”
“A Chapada perdeu a graça — você tinha que ter conhecido como eu, nos anos 90.”
“A moqueca de Dona Suzana já era depois que apareceu na Netflix; para dizer que veio a Salvador, você precisa ir ao Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades.”
 
Talvez, viajar seja inevitável — afinal, alguém precisa abastecer o Instagram com fotos de pores do sol “autênticos”. Se é status que buscamos, tudo bem, só não finjamos que é iluminação espiritual. Se é contato com o outro, ótimo, desde que aceitemos que ele já está ensaiado para nos receber. E, se for apenas para fugir de nós mesmos… bem, má notícia: para onde quer que vamos, somos a mala que não dá pra despachar.
 
Prometo que, na semana que vem, faço um texto ao contrário, defendendo o viajar.
 
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Novaes

*Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Noite e Dia
07.10.2026
Galeria Léo Romano recebe exposição “Dinheiro Vivo”, de Vik Muniz; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A capital recebeu, nesta terça-feira (6/10), a abertura da exposição “Vik Muniz – Dinheiro Vivo”, na Galeria Léo Romano, no Setor Sul. A visitação é gratuita e segue até 31 de janeiro de 2027. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição reúne 13 trabalhos da série iniciada por Vik Muniz em […]

Noite e Dia
06.10.2026
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição de Vik Muniz; veja como foi a abertura

Carolina Pessoni Goiânia – A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, abriu, nesta segunda-feira (6/10), a exposição “Vik Muniz – REVER: imagem e reflexão”. Considerado um dos artistas brasileiros de maior reconhecimento internacional, Vik Muniz ocupa a Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina para apresentar, em Goiânia, um conjunto de 60 fotografias produzidas ao longo […]

Meia Palavra
06.10.2026
Primeira temporada de ‘Lanternas’ entrega uma competente trama de detetive com um tempero de super-herói

Terminou neste domingo, na HBO Max, a primeira temporada de Lanternas, uma ousada reimaginação mais madura para os Lanternas Verdes, basicamente os policiais cósmicos do universo DC, muito conhecidos pelos leitores, mas não tão conhecidos pelo grande público. Nesta nova DC cinematográfica capitaneada por James Gunn, havia a dificuldade de introduzir esses personagens sem sobrecarregar […]

Noite e Dia
05.10.2026
André Rocha é reconduzido à presidência da Fieg; veja como foi o evento

Carolina Pessoni Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou nesta segunda-feira (5/10) a eleição de sua Diretoria Executiva para o quadriênio 2027-2030. O pleito confirmou a recondução do empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à presidência da Federação. Com foco voltado ao aumento da competitividade da indústria […]

Joias do Centro
02.10.2026
Estádio Olímpico: há 85 anos palco de celebrações do esporte em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – Localizado na Avenida Paranaíba, bem no Centro de Goiânia, está o estádio de futebol mais antigo da capital. Fundado em 1941, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecido apenas como Estádio Olímpico, é parte da história da capital e cresceu junto com ela, fazendo parte de sua trajetória no esporte […]

Noite e Dia
30.09.2026
Basileu França abre exposição e apresenta espetáculo musical em Goiânia; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França abriu, na última segunda-feira (28/9), a exposição “Cidades: Entre Memórias, Sonhos e Futuro”, na Galeria de Arte da instituição, em Goiânia. No mesmo dia, o Teatro Escola recebeu o espetáculo “A Noite do Rei”. A programação reúne trabalhos de estudantes de […]

Meia Palavra
30.09.2026
‘Unabomber’ não fica à altura de um dos crimes reais mais curiosos dos EUA

Estreou na Netflix Unabomber, um novo filme que tenta recontar a história fascinante do assassino e terrorista doméstico Ted Kaczynski, o titular Unabomber, que apavorou os Estados Unidos com atentados a bomba por várias décadas antes de finalmente ser capturado em meados dos anos 1990. Infelizmente, apesar de seus méritos, o filme não consegue ficar […]

lABORATÓRIO pÚBLICO - cIÊNCIA, pOLÍTICA E MEIO AMBIENTE
29.09.2026
Sem apocalipse ou redenção II

No último artigo por aqui, comentei das visões diametralmente opostas a respeito da inteligência artificial. De um lado, os otimistas tecnológicos acreditam que ela resolverá todos os nossos problemas; de outro, os tecnofóbicos já decretam para breve o fim da humanidade à medida que a IA rapidamente evoluir e sair de nosso controle. Argumentei que […]