A Redação
Goiânia – Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária e os doentes crônicos.
Em Goiás, serão disponibilizados 854 postos fixos e 1500 postos volantes para vacinação. Em 2012, foram registrados 74 casos da doença no Estado, com 14 mortes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), este ano, os portadores de doenças crônicas terão que apresentar prescrição médica para receber a vacina. A obrigatoriedade foi anunciada com antecedência, em coletiva de imprensa realizada no último dia 19 de março.
Deverão apresentar prescrição médica os portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, transplantados, diabéticos, obesos e doentes imunossuprimidos, ou seja, portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Público alvo
Serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz recentemente (45 dias), presidiários, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. O público-alvo, em todo o País, é de aproximadamente 39,2 milhões de pessoas.
A doença
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, de interesse da saúde pública no Brasil. Apresenta potencial para levar à complicações graves e ao óbito.
A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.