Logo

Consciente Construtora inicia novo projeto sustentável para Goiânia

08.11.2012 - 15:36:30
WhatsAppFacebookLinkedInX

Adriana Marinelli

Goiânia – Depois da Calçada Consciente, implantada pela Consciente Construtora e Incorporadora em um empreendimento na esquina das avenidas T-9 com T-30 e no quarteirão da Avenida T-7 com a Avenida T-1, em Goiânia, a construtora pensou em mais um projeto que une conforto e sustentabilidade. Trata-se da Praça Consciente, que começou a ser construída nesta quinta-feira (8/11), na Rua 27 com a T-50, no Setor Marista, e será entregue à população goiana no final do próximo mês.

Em entrevista ao Jornal A Redação, o diretor presidente da Consciente Construtora e Incorporadora, Ilézio Inácio Ferreira, explicou que as ideias surgiram com o intuito de resolver problemas de acessibilidade. “Contratamos um engenheiro especialista em acessibilidade para cuidar do projeto.  O conceito de sustentabilidade da Calçada Consciente despertou interesse da prefeitura de Goiânia, que aderiu a ideia e a implantou no Eixo Universitário”, afirma. “O modelo deve ser implantado nas próximas vias a serem revitalizadas da capital. Mais 142 quilômetros de vias devem receber o método nos próximos anos.”

Ilézio ressalta que, com medidas como a Calçada Consciente, a população ganha com uma melhor qualidade de vida. “A maioria das calçadas de Goiânia são inacessíveis. Há árvores em lugares inadequados, dificultando a passagem de pedestres e impedindo a passagem de cadeirantes. Pensamos em uma calçada nivelada e que, além disso, ajudasse na permeabilidade urbana. Nas calçadas comuns, nada da água da chuva, por exemplo, era absorvido. Ao contrário disso, o piso da Calçada Consciente foi feito para contribuir com a permeabilidade”, diz.

Praça Consciente
Também desenvolvida pela Consciente Construtora e Incorporadora, a ideia da Praça Consciente chega para surpreender o goianiense. “Sempre nos preocupamos com a sustentabilidade e a praça é um presente que a nossa construtora deixa para Goiânia”, destaca. “Queremos que a praça seja concluída até o dia 23 de dezembro, quando haverá a inauguração do espaço com uma cantata de Natal”, anuncia o diretor presidente da Consciente.

De acordo com Ilézio, o projeto une sustentabilidade, beleza, conforto, glamour e inovação. “Nós escolhemos a praça no Setor Marista, na Rua 27, porque estamos construindo um empreendimento em frente. Como a praça é um pouco maior, dá para aplicar melhor o conceito de sustentabilidade”, pontua.

No espaço, as áreas de gramado, vegetação mais utilizada em praças e parques, serão substituídas por outros tipos de vegetação em uma composição com o piso drenante, diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca. Conforme consta no projeto, a utilização deste piso garante ainda a permeabilidade ideal, já que o piso poroso permite a passagem rápida de até 90% da água, evitando a formação de enxurradas e alagamentos.

Materias recicláveis
Para construção de uma horta vertical, garrafas pet serão reaproveitadas. Além disso, pneus usados poderão ser transformados em vasos para plantas e bancos estilizados, mostrando novas opções de uso desse material altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente. Um espaço de convivência foi pensado para realização de exposições de arte. “Ao fazer isso, voltamos a ideia de que a praça é do povo”, acrescenta Ilézio.

Inclusão e acessibilidade
Pensando em pessoas com deficiência, a Praça Consciente possuirá um Jardim Sensorial, que ajudará principalmente os que possuem deficiência visual. Ideia do jardim é proporcionar uma experiência perceptiva através dos cinco sentidos.

Também como consta no projeto, o Jardim Sensorial poderá ser apreciado também pelo paladar, já que possibilita a experimentação de temperos e especiarias, como hortelã, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha, salsa, lavanda e pimenta.

A presença do piso tátil e as placas de identificação em Braille mostram a preocupação com a acessibilidade da praça, que possuirá também passeios públicos mais largos, rampas de acesso e nenhum desnível ao longo do perímetro, facilitando a mobilidade de cadeirantes. “Estamos há 30 anos no mercado, mas é como se estivéssemos nascendo a cada dia. Temos sempre alguma novidade para apresentar”, conclui Ilézio Inácio.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Adriana Marinelli

*

Postagens Relacionadas
Mercado Imobiliário
31.12.2025
Construção sustenta empregos e investimentos em Goiás apesar do cenário de juros altos

A Redação Goiânia – Mesmo diante do desafio de conviver com a maior taxa de juros básica desde 2006, setor da construção e imobiliário no Brasil cresceu 1,7% até o terceiro trimestre, segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O desempenho será inferior ao de 2024 (4,4%), um reflexo direto do atual […]

Moradia
02.12.2025
Aluguel Social mantém abertas inscrições para 5.610 vagas em 16 municípios goianos

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás, em parceria com o programa Goiás Social, está com inscrições abertas para 5.610 vagas do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, em 16 municípios goianos, até 12 de dezembro. Estão com vagas disponíveis as cidades de Alexânia (500 vagas), Alôandia (20), Alto Paraíso de Goiás […]

Empreendimentos
21.11.2025
Prédio de Tonino Lamborghini estabelece novo patamar de luxo em Goiânia

Lançamento oficial foi nesta sexta (21)

Investimentos
07.06.2025
Pesquisa mostra aquecimento do mercado imobiliário horizontal de Goiânia

Vendas de lotes tiveram aumento de 146%

Incorporação
11.12.2024
World Trade Center Goiânia tem objetivo de se tornar marco da capital

Empreendimento iniciou atividades

ALTO PADRÃO
03.10.2024
Dois dos 10 prédios mais altos do Brasil estão em Goiânia

Saiba quais são

Habitação
04.09.2024
Imóveis em Goiânia registram valorização de 12% no 1º semestre de 2024

Vendas cresceram 14% no mesmo período

Design de interiores
27.08.2024
Mostra Kzulo reunirá ambientes assinados por 22 profissionais em Goiânia

Evento de arquitetura será na Enec Engenharia