A Redação
Goiânia – A cidade de Pirenópolis foi classificada junto a outros 11 municípios no Programa Futuro do Brasil, em agenda de ações e debates que ocorrem em Curitiba (PR). Os eventos começaram a ser realizados nesta quarta-feira (10/5) e seguem até sexta-feira (12/5). As cidades selecionadas já estão na programação para receber apoio com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes.
Lideranças do setor de turismo, técnicos, prefeitos e especialistas das diferentes regiões do Brasil selecionadas para o projeto turístico estão tendo uma troca de experiências com foco na elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). A programação envolveu a assinatura de Termos de Compromisso com os 12 municípios participantes do programa, que é uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na solenidade de assinatura dos termos, por Goiás participaram o prefeito de Pirenópolis, Nilvaldo Melo; a secretária de Turismo do município, Vanessa Leal; o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Turismo, Agnaldo Araújo; e o gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil.
O objetivo é apoiar o fortalecimento e a consolidação das estratégias definidas, com um olhar para o desenvolvimento de destinos que considerem temas como: acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. Os municípios receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e para a implementação de ações-chave identificadas ao longo do processo.
Na Região Centro-Oeste, além de Pirenópolis (GO), a cidade de Bonito (MS) foi classificada. No Sul do País, a capital Curitiba (PR) e Bombinhas (SC) foram as escolhidas. No Sudeste, Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ) receberão o apoio. Já no Nordeste, Penedo (AL) e as capitais São Luís (MA) e Recife (PE). Na região Norte, foram selecionadas a capital Belém (PA) e Novo Airão (AM).
A secretária de turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal Adorno, diz ter enxergado a classificação da cidade goiana no programa como uma prova de que a administração pública está no caminho certo para tornar o turismo local inovador e sustentável. “Pensar em desenvolvimento turístico sem pensar em tecnologia e inovação é impossível. Por isso, ter um programa como esse é um verdadeiro presente para o país”, afirma.
Pirenópolis representa Goiás em encontro nacional de turismo
*