A Redação
Goiânia – Trabalhadores das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) de Goiânia vão receber vários atendimentos de saúde nesta quinta-feira (10/11). O evento é uma iniciativa do Governo de Goiás para chamar a atenção sobre a saúde do homem e alertar sobre a importância dos exames preventivos, pelo Novembro Azul, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse enfoque foi ampliado a outros problemas de saúde que merecem o mesmo cuidado, como as doenças cardiovasculares, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras.
As ações da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) durante este mês pretendem conscientizar a população masculina sobre essas enfermidades que atingem a população masculina e que, muitas vezes, matam. Isso porque o diagnóstico e o tratamento começam muito tarde. Para atrair esse público, a secretaria vai realizar, na próxima quinta-feira (10/11), das 8h às 12h, uma ação com vários atendimentos de saúde nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).
O local recebe por dia cerca de 15 mil pessoas, a maioria homens. São fornecedores de alimentos, compradores e feirantes, que poderão, por exemplo, tirar um tempo para verificar a pressão arterial e o nível da glicose na circulação sanguínea, com o exame de glicemia.
Doenças cardiovasculares e câncer
Entre os riscos à saúde do público masculino, as doenças cardiovasculares lideram o ranking de mortes. Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens com mais de 30 anos de idade foram vítimas dessas doenças. Em seguida, vem o câncer, com 17,2 mil mortes, no mesmo período, segundo dados do Ministério da Saúde.
O câncer de próstata também registra alta incidência, devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada dez casos, seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro ocorrer antes dos 40 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, são diagnosticados no Brasil 65.840 casos de câncer de próstata. Em Goiás, no mesmo período, foram registrados 1.921 casos.
Serviço
Ações voltadas para trabalhadores e visitantes da Ceasa
Data: quinta-feira (10/11), das 8h às 12h
Local: Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa)
Atendimentos oferecidos: verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação contra covid-19 e influenza, avaliação bucal, para rastreio de câncer de boca, prescrição de Benzetacil, com aplicação para casos de sífilis