Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Pirenópolis – A Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis, retoma suas atividades de forma progressiva, adotando as recomendações das autoridades sanitárias, com distanciamento social, uso de máscaras e higienização com álcool gel. Uma de suas primeiras iniciativas foi a realização do XXXIV Encontro de Vitalidade e Qualidade de Vida, que reuniu 60 pessoas – nos anteriores foram mais de 300 participantes em cada um – em seus amplos e bem distribuídos espaços nos dias 22 a 26 deste mês.
Foram ministrados palestras, cursos de dança de vários ritmos, hidroginástica, alongamento e desfiles de moda praia e trajes típicos. No final, foi coroada a Rainha da Festa, a sra. Maria Luiza Naves, feliz e tranquila em seus 100 anos de idade, completados no dia 25 de julho, e que cantou no evento.
Foram realizados quatro bailes com música ao vivo: domingo, dia 22, jantar árabe, nos restaurantes Varandas, Mirante, Piano Bar e Sala do Frota e, no Centro de Convenções Luciano Peixoto, às 21h, baile “Uma noite nas Arábias”, com Di Brasil e sua banda e o dj Cayô Venura com Diva’s Dance; segunda-feira, dia 23, jantar mexicano, e, às 21h, Baile de Gala, com Di Brasil e sua banda, no Centro de Convenções; terça-feira, dia 24, jantar, culinária portuguesa, e, às 21h, baile “Noite Country”, com Gleno Rossi e sua banda; e na quarta-feira, dia 25, jantar, culinária italiana, e baile com show de Alceu Valença, ‘Estação da Luz’, no Centro de Convenções.
Programação
Todos os dias, pela manhã, atividades físicas, com danças variadas com a equipe da Diva’s Dance, na Sala Noemi Jaime; danças variadas com o professor Maurício da Guarda, na Sala Bonifácio Jaime; e danças circulares sagradas, com a psicóloga Isabela Crema, na Sala Pastorinhas e Cavalhadas; hidroginástica, com a Equipe de Recreação da Pousada dos Pireneus, na piscina; e aula de alongamento, com a professora Sylmara Bonifácio, na Sala de Jogos.
Na segunda-feira, o dr. Roberto Crema proferiu palestra sobre “Crise e oportunidade. Caminhos com o coração”, no Centro de Convenções Luciano Peixoto, seguindo-se o lançamento do livro “A Águia e o Colibri. Carlos Castañeda e a ancestralidade tupi guarani”, de Roberto Crema e Kaká Wera, “uma rara síntese que integra a tradição tolteca do México antigo, cujo totem é a águia, com a tradição ancestral brasileira, que tem como símbolo o colibri, que representa o ser na morada da alma”. Seguiu-se almoço, culinária goiana.
Na terça-feira, às 11h, falou a psicóloga Adriana Albuquerque, sobre “Reinvente-se! Estamos em um novo mudo”; e, às 17h, show de mágica com o mágico Ravel. Na quarta-feira, às 11h, palestra do professor Sérgio Pompeo de Pina Júnior, sobre “Pirenópolis – A história, a cultura e a arte dessa cidade que é o berço da cultura goiana”.