Logo

Literatura e teofania em Santo Agostinho e Maomé

WhatsAppFacebookLinkedInX
01.09.2020 - 18:55:41

Em obra lançada no ano de 2003 sob o título de “Gênio – Os Autores mais Criativos da História da Literatura”, Harold Bloom, ex-professor de literatura de Yale falecido há quase um ano, apresenta uma centena de autores que em sua perspectiva representam o conceito de genialidade que ele considerava ainda funcional sob o ponto de vista da estética e da originalidade. Nesse trabalho, Bloom se serve do conceito de literatura articulado pela cultura alemã, que por “Literatur” compreende toda e qualquer produção escrita, reservando o termo “Dichtung” para a literatura imaginativa propriamente dita, segundo informa Antonio Candido em “O Estudo Analítico do Poema”.

Assim, ao lado de nomes exponenciais como o inglês William Shakespeare, o florentino Dante Alighieri, o espanhol Miguel de Cervantes e o brasileiro Machado de Assis, considerado pelo autor como o maior representante afrodescendente da “Dichtung” em toda a história literária humana, comparecem também representantes ligados ao conceito mais extenso de “Literatur”, que por suas inegáveis qualidades no contexto da cultura universal fizeram jus, segundo a apreciação do renomado crítico estadunidense, à inserção em “Gênio…”.

Desse número pertencente à literatura em sua mais vasta acepção consta o nome de Aurelius Augustinus Hipponensis, ou Aurélio Agostinho de Hipona, mais conhecido na cultura popular como Santo Agostinho. Harold Bloom justifica a escalação do bispo de Hipona em sua galeria de gênios nestes termos: “Santo Agostinho foi um escritor extraordinário, intelectual formidável, e o mosaico de gênios aqui proposto não pode dispensá-lo”. Ainda conforme Bloom, “a originalidade de Agostinho é responsável pela invenção da autobiografia”, cujo exemplar canônico do gênero é a sua obra “Confissões”.

Nesta obra de cunho autobiográfico, o santo católico apresenta intuições decisivas e fundamentais acerca de questões como o tempo e a memória, que até hoje ainda sustentam estudos e pesquisas entre investigadores de diversas frentes do saber. Santo Agostinho seria, na análise bloomiana, o primeiro grande teórico da leitura, sendo ele mesmo um leitor incomparável. O crítico norte-americano vê o santo africano como uma espécie de professor de literatura no recuado século em que viveu e ministrou cursos para a elite intelectual do império romano antes de sua conversão.

Embora Harold Bloom não mencione esse dado particular, em “Confissões” o leitor pode perceber verdadeiros insights antecipatórios de temas que seriam tratados muitos séculos depois por disciplinas inexistentes à época agostiniana, como é o caso da Linguística e suas preocupações sobre a “faculdade da linguagem” da corrente gerativista chomskyana.
No âmbito da vasta produção de Agostinho, “Confissões” e “A Cidade de Deus” se constituem como as suas principais obras, que integraram um conjunto que foi bastante extenso, tratando de temas teológicos, filosóficos e retóricos.
 
A TEOFANIA EM DOIS GÊNIOS DE BLOOM
Além de Santo Agostinho, Harold Bloom elenca outros nomes singulares da “Literatur” para a composição do seu panteão centenário. É o caso, por exemplo, de Maomé, o profeta do islã, uma das maiores religiões do mundo. Sobre esse nome singular, afirma o estudioso da literatura: “Maomé não sabia ler nem escrever, e merece ser considerado um dos maiores poetas prosadores do mundo, inserido em uma tradição estritamente oral”. Informa Bloom que a partir dos 40 anos de idade Maomé passou a ouvir a voz do Anjo Gabriel, que lhe ditava o texto do “Alcorão” como intermediário direto de Deus, ou Alá.

Sobre a particularidade de inserir Maomé em um trabalho de registro canônico literário, Harold Bloom se mostra ciente das complexidades da empreitada: “Muitos de nós estamos habituados a ler a ‘Bíblia como literatura’, o que é inaceitável a judeus religiosos e cristãos devotos. Quero aqui propor o ‘Alcorão como literatura’, o que é ainda mais inaceitável a muçulmanos fiéis”. Neste contexto, o ensaísta considera o livro sagrado do islã como um dos mais belos poemas jamais produzidos, ressaltando que certamente só pode ser apreciado integralmente em árabe e não em qualquer outra língua, por mais primorosa que seja a tradução, opinião compartilhada por Mansour Chalita, um dos tradutores do “Alcorão” ao português.

Tanto em Santo Agostinho quanto em Maomé um tópico do sagrado, a teofania (visão de Deus), é abordado em instigante homologia que referenda a inserção de ambos os autores no panteão bloomiano. Em “A Cidade de Deus”, escreve Agostinho: “Não nos admiremos de que Deus, embora invisível, segundo as Escrituras, tenha com frequência aparecido visivelmente aos patriarcas. O som que o pensamento concebido no segredo da inteligência produz fora não é o próprio pensamento; assim também a forma sob a qual se manifestou Deus, invisível por natureza, é qualquer outra coisa, menos Deus. Contudo, é Ele que, sob tal forma, se deixa ver, como é o pensamento que no som da voz se faz ouvir”.

Ao tratar da dualidade do signo linguístico em significante e significado, Ferdinand de Saussure, um dos fundadores da moderna Linguística, definirá o segundo termo como “imagem acústica”, o que instaura instigante homologia conceitual com a proposição de Santo Agostinho. O “Alcorão”, por sua vez, ao tratar da teofania registra as palavras do Anjo Gabriel, intermediário de Deus, registradas por Maomé: “E a nenhum mortal é dado que Deus lhe fale, exceto por revelação ou por detrás de um véu ou por intermédio de um mensageiro enviado para transmitir o que Deus determinar. Ele é o Altíssimo, o Sábio”.

A comparação das palavras de Santo Agostinho com as palavras do anjo que fala a Maomé pode ser bastante sugestiva, apresentando concordâncias singulares oriundas de duas fontes culturalmente distintas para um tema teológico recorrente. O conceito alemão de literatura se mostra, portanto, no caso de “Gênio – Os Autores mais Criativos da História da Literatura”, altamente operacional, pondo em evidência a acuidade intelectual de que Harold Bloom era dotado.
 
*Gismair Martins Teixeira é  Pós-Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO; Doutor em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da UFG; professor do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Seduc-GO.
 

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Gismair Martins Teixeira

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]

Leonardo Chucrute
13.10.2026
O impacto de um líder vai além dos resultados

Todo líder deixa um rastro. A questão central não está apenas nos resultados entregues, mas no impacto gerado nas pessoas que caminham ao seu lado. Em um ambiente empresarial cada vez mais voltado para performance e crescimento acelerado, é comum associar liderança exclusivamente ao cumprimento de metas, indicadores e resultados de curto prazo. No entanto, […]

Maria Clorinda Soares Fioravanti
09.10.2026
Educação superior, ciência e tecnologia no Brasil: de onde viemos, onde estamos e que futuro queremos?

A Medicina Veterinária, a docência e a pesquisa são dimensões indissociáveis da minha trajetória. Ao longo desses anos, acompanhei períodos de expansão, fortalecimento institucional, restrições orçamentárias e ameaças à autonomia universitária. Essa experiência consolidou minha convicção de que a educação pública de qualidade é um dever do Estado e investir em ciência e tecnologia é […]