A Redação
Goiânia –
A
Unimed Goiânia conquistou certificação internacional pela adoção da metodologia Global Reporting Initiative (GRI), na elaboração do Relatório de Gestão e Sustentabilidade da cooperativa. O selo GRI de conformidade atesta não apenas o aperfeiçoamento do relato, mas também que a cooperativa evolui no seu próprio desempenho, que passou a ser estimulado por conceitos e princípios internacionais de gestão.
A metodologia adotada pela Unimed Goiânia possibilita o aprimoramento da prestação de contas de forma clara e consistente para a sociedade, nos aspectos social, ambiental, econômico e de governança.
“Nosso principal objetivo é aperfeiçoar as práticas sustentáveis da gestão e incentivar os públicos interno e externo a conhecerem mais sobre a Unimed Goiânia por meio de um relato objetivo e claro. Por outro lado, ao seguir as orientações do padrão GRI, que inclui códigos indicadores da excelência da gestão para elaborar o relatório, somos levados a melhorar aspectos da gestão para incluir novos códigos e, assim, melhorar a avaliação”, explica o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria.
O relatório recebeu o selo da GRI pelo Serviço 'Content Index Service', que compreende o período de atuação da organização de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2018. Realizado anualmente, as edições do documento ficam disponíveis para consulta no
site da cooperativa.
“Recomendamos a leitura para conhecer em detalhes o desempenho da cooperativa. Isso é muito importante para que cooperados e cooperadas possam participar de forma mais efetiva dos seus rumos e colaborar na tomada de decisões”, acrescenta a diretora de Planejamento e Controle da Unimed Goiânia, Selma Trad.
Global Reporting Iniciative
A Global Reporting Initiative é uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade como economia de recursos naturais, direitos humanos e problemas de corrupção.
Desde sua criação em 1997, o que antes era uma prática restrita passou a ser adotada por cada vez mais empresas em todo mundo. Atualmente, 93% das 250 maiores corporações do mundo usam a metodologia de relato baseado em conceitos de sustentabilidade.
As diretrizes da GRI – chamadas G4 – na elaboração dos relatórios ajudam a identificar os impactos das operações da organização sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade civil. O objetivo é apontar informações confiáveis, relevantes e padronizadas para que as empresas avaliem oportunidades e riscos a partir desses impactos e tomem decisões mais embasadas sobre o assunto.