A Redação
Goiânia – O Ministério da Saúde estabeleceu, considerando a faixa etária, diferentes esquemas de vacinação contra o sarampo. Segundo informações da Secretaria Municiapal de Saúde de Goiânia (SMS), a vacina é destinada a crianças a partir de 12 meses até adultos de 49 anos.
Bebês de 12 meses a quatro anos de idade recebem uma dose da vacina tríplice viral, que consiste na combinação de vírus vivos atenuados contra sarampo, caxumba e rubéola. Já as crianças de 15 meses recebem a vacina tetra viral, sendo imunizadas contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Para pessoas entre cinco e 29 anos de idade que não se vacinaram ou têm o esquema de vacinas incompleto, a SMS aplica duas doses da vacina tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Profissionais de saúde recebem duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independente da faixa etária. Já pessoas de 30 a 49 anos de idade recebem dose única da vacina.
As vacinas tríplice viral e tetra viral são disponibilizadas pela Prefeitura nos postos de vacinação espalhados pela capital. No Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante, no setor Pedro Ludovico, em frente ao Campo do Goiás, o atendimento é das 8h às 18 h, inclusive nos finais de semana.
A doença
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do terceiro mundo e causa de surtos em países desenvolvidos onde a cobertura vacinal não é alta. Em Goiás, o último caso da doença foi registrado em 1999.