Adriana Marinelli
Mais uma cirurgia de separação de gêmeos siameses será realizada em Goiânia. Unidos pela bacia e abdômen, Israel e Levi, de um ano e dois meses, passarão por procedimento cirúrgico na próxima quarta-feira (15/2). A cirurgia de separação será realizada no Hospital Materno Infantil (HMI) e está prevista para às 7h.
De acordo com o cirurgião pediatra e coordenador da equipe médica que realizará o procedimento, Zacharias Calil, cerca de 35 profissionais vão trabalhar na cirurgia. “O caso é bastante complicado e devemos passar pelo menos 10 horas na sala de cirurgia”, diz.
Naturais de Fortaleza, os gêmeos e a mãe, Simone Sampaio, estão em Goiânia há pouco mais de dois meses se preparando para a cirurgia. Os siameses compartilham bexiga e os intestinos grosso e delgado. Como não possuem ânus, foi realizada uma colostomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico que cria uma abertura entre o intestino grosso e a parede abdominal.
Será a oitava cirurgia de separação de gêmeos siameses realizada por Zacharias Calil. “Realizamos o primeiro procedimento de separação há 12 anos. Este caso, particularmente, é bastante delicado”, diz.
Expansão de pele
De acordo com o cirurgião pediatra, os gêmeos siameses não possuíam pele suficiente para realizar o fechamento do abdômen. Para solucionar o problema e para tornar a cirurgia de separação viável, as crianças foram submetidas a um procedimento de expansão de pele.