Michelle Rabelo
O contrato assinado pelo prefeito Paulo Garcia (PT) no dia 23 do mês passado, já rendeu frutos. Ele inaugurou neste sábado (17/12), o condomínio habitacional Jardins do Cerrado VII, na região sudoeste da capital, com a transferência de 1,8 mil famílias. A expectativa é que até 31 de janeiro todas estejam instaladas. O condomínio é resultado do Programa Minha Casa Minha Vida, iniciativa do governo federal e em Goiás, está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), que divulgou um estudo mostrando que pelo menos 4,5 mil famílias ainda vivem em áreas críticas.
As beneficiadas passaram por um processo de seleção que tinha como critério, entre outras coisas, uma renda familiar de até três salários mínimos. Elas tinham que residir em Goiânia há mais de três anos e não podiam possuir outros imóveis. As casas são sobrepostas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
No condomínio já existem rede de esgoto, água tratada, asfalto, energia, escola, posto de saúde, Cmei e centro de capacitação profissional. Também serão inaugurados um posto de saúde, o centro municipal de educação infantil (Cmei) e a Escola Municipal Jardins do Cerrado VI, localizados nas proximidades.
Formam a lista das famílias beneficiadas, moradores do Jardim Botânico, dos Funcionários, Parque Amazônia, Pedro Ludovico, Vila Santo Hilário, Vila Novo Horizonte e Vila Romana, Santa Fé I, Frei Galvão, Jardins do Cerrado I, III, Novo Mundo III, Parque das Amendoeiras, Jardim Abaporu, Jardins do Ipês e Jardim Mariliza.
Os novos moradores pagarão mensalmente o equivalente a 10% da renda familiar por um período de 10 anos. De acordo com a Smhab cerca de 300 famílias serão transferidas diariamente.