Logo

2025 é o ano da explosão do ecoturismo no Brasil?

13.03.2025 - 09:40:59
WhatsAppFacebookLinkedInX

A Redação
 
Goiânia – A realização da 30ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP 30) em Belém do Pará coloca o Brasil em evidência como liderança ambiental. Apesar do empenho de um investimento bilionário para contornar sérios problemas de infraestrutura da cidade sede, o evento poderia ser uma vitrine para o mundo similar ao que foi a Eco-92, que ajudou o país a criar prestígio político-ambiental.
 
Com a maior biodiversidade do mundo, paisagens variadas e belas e um litoral de quase 8 mil quilômetros de extensão, nem mesmo o desalentador crescimento de 79% de áreas queimadas em 2024 pode ser o suficiente para repelir o potencial do país como um destino incontornável para o ecoturismo.
 
Assim sendo, quais são os principais atrativos específicos e como as novas tendências do turismo ambiental se aplicam ao Brasil?
 
Parques estaduais e federais
Muito se fala sobre pousadas nos litorais, praias paradisíacas de difícil acesso e outras fantasias idílicas. Mas os parques ecológicos estaduais e federais mereceriam mais atenção como destinos de ecoturismo.
 
Voltados à preservação integral de ecossistemas naturais, eles são bastante numerosos e proporcionam passeios e vistas muito diversos. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), há 74 parques nacionais espalhados pelo território brasileiro.
 
Destinos famosos como o Cristo Redentor e as Cataratas do Iguaçu localizam-se em parques nacionais (da Tijuca e do Iguaçu, respectivamente), mas há muitos outros destinos menos populares, como os parques da Serra do Pardo e do Cabo Orange, no Pará e no Amapá.

O desconhecimento desses destinos tem a ver, em parte, com a dificuldade de acesso ou a infraestrutura limitada. Nesse sentido, parques estaduais podem oferecer opções menos “aventureiras”, mas mais acessíveis.
 
Apenas no estado de São Paulo concentram-se cerca de 40 unidades do tipo. Ilhabela, Alto do Ribeira e o Horto Florestal de Campos do Jordão são alguns dos exemplos mais populares, mas alternativas menos conhecidas também abundam: Morro do Diabo, Nascentes do Paranapanema e Rio Turvo ficam no interior do estado e trazem atrativos próprios.
 
Vantagens tecnológicas
Assim como qualquer outro segmento de serviços, a digitalização tem o potencial de acelerar muito a demanda e potencializar a oferta de ecoturismo. O crescimento não precisa ser predatório e, de fato, é possível observar boas novidades proporcionadas por novas tecnologias nos últimos anos.
 
A multiplicação dos aplicativos, por exemplo, quer contratar serviços ecologicamente corretos. Nas grandes cidades, opções de mobilidade urbana como patinetes elétricos e bicicletas de aluguel dependem de poucos cliques no celular e um depósito em dinheiro para serem usados.
 
Programas de logística reversa de lixo, com coletores automatizados em locais estratégicos, também podem ser acessados pelo celular. Serviços como Ekoru e Posteo também prometem o uso de serviços de busca online e e-mail com contrapartidas ambientais.
 
As opções de ferramentas digitais são numerosas e merecem ser exploradas com atenção. A ajuda de uma VPN no Brasil para preservar a privacidade de dados e a cibersegurança pode ser providencial nesse processo, que precede uma viagem cômoda.
 
Por fim, alojamentos ecológicos de preços e qualidades variáveis se tornaram muito mais populares e fáceis de acessar na contratação de hospedagem. Plataformas como Airbnb permitem filtrar instalações do tipo, o que não apenas amplia as opções e facilita a logística de planejamento do viajante, mas também ajuda a fomentar negócios de empresários locais – que teriam dificuldade para contatar a mesma clientela pouco tempo atrás.

Políticas estruturais
Do ponto de vista do turista, a consciência ambiental é um passo fundamental para ter uma viagem agradável, rica em descobertas naturais e culturais, mas não predatória ou abusiva. Mas qual é a situação “do outro lado do balcão”?
 
Políticas governamentais são importantes para que o turismo sustentável ganhe espaço num cenário notadamente carente em infraestrutura e instrução popular. Em âmbito federal, o Ministério do Turismo se associa frequentemente com a UNESCO para lançar editais e promover atividades de promoção do ecoturismo. A nova Lei Geral do Turismo, vigente desde 2024, moderniza alguns aspectos do setor turístico e pode dar mais segurança jurídica e reduzir custos para operadores do ramo.
 
Para moldar as preferências de viagem no país a padrões sustentáveis, cumpre também um papel importante com a organização das empresas turísticas. Um exemplo simples, mas eloquente, é o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. A honraria anual premia operadoras de turismo e produtos do setor turístico, servindo de referência para operadores do ramo e para viajantes que queiram conhecer opções ecológicas novas.
 
Por fim, certificações ecológicas e selos verdes também já são uma prática habitual no setor turístico. Consumidores podem buscar por essas garantias de sustentabilidade ao organizar suas viagens, filtrando opções amigas do meio ambiente das não ecológicas.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por José Abrão

*José Abrão é jornalista, mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e doutorando em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Postagens Relacionadas
Turismo
13.01.2026
Turismo em Goiás registra a segunda maior alta do país

A Redação Goiânia – O turismo em Goiás cresceu 2,9% em novembro, garantindo ao Estado a segunda maior alta do país no período. O resultado foi divulgado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (13/1). O desempenho goiano ficou bem acima da média nacional. No Brasil, […]

Turismo
12.01.2026
Tromba d’água se forma em São Francisco do Sul, em Santa Catarina

Brasília – Uma tromba d’água foi registrada em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, no sábado (10/1). O fenômeno é semelhante a um tornado, mas ocorre em mares ou rios. Vídeos gravados por moradores e banhistas mostram uma nuvem escura sobre o oceano. Um funil se formou, com a área mais ampla […]

Turismo
10.01.2026
Goiás integra Top 10 do turismo nacional

A Redação Goiânia – O estado de Goiás consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil ao figurar entre as 10 unidades da federação mais visitadas do país entre 2019 e 2024, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2024. O estado foi o único do Centro-Oeste a alcançar e […]

Turismo
10.01.2026
Conheça a cachoeira de 96 metros certificada com selo de segurança para o turismo de aventura em Goiás

A Redação  Goiânia – Em Baliza, cerca de 400 quilômetros de Goiânia, o Salto de Paraguassú encanta os visitantes. Com 96 metros de altura e uma trilha de 150 metros até o topo, a cachoeira é a primeira no Estado a receber o selo de segurança da ABNT, que certifica todos os lugares seguros para […]

visitantes internacionais
07.01.2026
Brasil recebeu em 2025 quase 10 milhões de turistas estrangeiros

Rio de Janeiro – Em 2025, o Brasil registrou o melhor momento no turismo internacional, com 9.287.196 chegadas de turistas estrangeiros. O resultado representa aumento de 37,1% em relação a 2024, ano que, até então, detinha o recorde histórico, com cerca de 6,7 milhões de visitantes internacionais. Além de superar o desempenho do ano anterior, […]

Turismo
29.12.2025
Ocupação hoteleira para réveillon do Rio tem média superior a 87%

Rio de Janeiro – Dados divulgados nesta segunda-feira (29/12) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) mostram que ocupação hoteleira está em alta para o réveillon na capital fluminense. Na cidade, a média para o período de 31 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026 está […]

Turismo
19.12.2025
Brasil tem recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025

Brasília – O Brasil alcançou nesta sexta-feira (19) o recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025. A marca histórica é 40% maior que o recorde de 6,77 milhões de visitantes internacionais registrados em 2024. O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, ressaltou que o setor de turismo […]

Turismo
16.12.2025
Novas regras para horário de entrada e saída de hotéis começam a valer

Brasília – Começaram a valer nesta terça-feira (16/12) as novas regras para entrada e saída (check-in e check-out) de hóspedes em hotéis brasileiros. A mudança, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), define que a diária cobre 24 horas, dentro das quais os hotéis têm três horas para a arrumação dos quartos. A regra permite que […]