Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Atenção à Saúde

Unimed Goiânia oferece programas de apoio à gestante e ao recém-nascido

Saiba como se inscrever | 22.02.18 - 17:59 Unimed Goiânia oferece programas de apoio à gestante e ao recém-nascido (Foto: Divulgação) A Redação

Goiânia
O Programa de Atenção à Saúde (PAS) da Unimed Goiânia oferece diversas atividades do Programa de Apoio à Gestante e ao Recém-Nascido. Diversos depoimentos das beneficiárias demonstram a avaliação positiva das ações.
 
Silvia Rodrigues Carneiro Silva, por exemplo, participou de todas as atividades durante sua gravidez e também após o nascimento da pequena Jordana, que tem um mês.
 
Ela frequentou o Curso para Gestantes, o Programa de Reeducação Alimentar para Gestantes (PRA), a Oficina Bebê Canguru e o Preparo Físico para o Parto Normal. Atualmente, está participando da Roda de Conversa de Apoio na Amamentação. 
 
Para Silvia, tudo foi muito importante para seu conhecimento e amadurecimento como mãe. “Nós ficamos inseguras sobre nosso corpo, nossa capacidade de cuidar do bebê, e os profissionais presentes nos cursos nos ajudam a entender tudo melhor, nos ensinam vários procedimentos, técnicas”, explica.
 
Na Roda de Conversa, a fonoaudióloga Valdirene Pimenta ensina as mães a chamada “pega correta” do bebê no peito, para uma amamentação duradoura e confortável. “Cada uma vem aqui com uma dúvida. Às vezes, o neném não quer pegar, às vezes, a mãe não tem o mamilo grande o suficiente. São diversas as razões de dificuldades, mas estamos aqui para amparar. As mães compartilham suas dúvidas, o que deu certo, e nós oferecemos um atendimento individual para cada mãe entender o que se passa”, contou. O principal objetivo da roda de conversa é manter a mãe amamentando seu bebê durante o máximo de tempo.
 
Curso para Gestantes
Aberto para todas as beneficiárias gestantes da Unimed Goiânia, o curso objetiva melhorar a qualidade de vida e facilitar o parto e o puerpério. Vários especialistas cooperados ministram as palestras durante uma programação diversificada de temas, abordados para esclarecer as dúvidas mais comuns e oferecer uma visão ampla de todo o processo materno-infantil.
 
Os principais assuntos são sobre gestação, alimentação, exercícios físicos e preparação para o parto normal, alterações psicológicas na gravidez, tipos de anestesia, cuidados no pós-parto, amamentação, saúde bucal do bebê, cuidados com o bebê e vacinação.
 
Programa de Reeducação Alimentar para Gestantes (PRA)
As reuniões do Programa de Reeducação Alimentar para Gestantes são conduzidas por um nutricionista nos períodos matutino, vespertino ou noturno. A atividade é gratuita e tem como objetivo acompanhar a evolução de peso durante a gravidez e orientar a gestante sobre os alimentos mais indicados neste período, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
 
Oficina Bebê Canguru
Também é oferecida a Oficina Bebê Canguru, que promove a aproximação entre mãe e filho, divulgando de maneira simples, clara e útil informações ligadas à necessidade que o bebê tem do corpo materno nos primeiros seis meses de vida. O método traz inúmeros benefícios para os pais e para os bebês: favorece o vínculo mãe-filho, diminui o tempo de separação entre eles, estimula o aleitamento materno, melhora o desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do bebê, favorece a estimulação sensorial adequada do recém-nascido, entre outros.
 
Preparo Físico para o Parto Normal
A atividade é voltada especialmente para as gestantes beneficiárias que querem se preparar para o parto normal. Acontece uma vez por semana e oferece práticas corporais (exercícios e técnicas) aliadas a informações seguras que irão favorecer a experiência do parto.
 
Esse trabalho inclui a presença de acompanhante, uma vez por mês, para também prepará-lo para ser uma presença tranquilizadora para a futura mãe. Aproximadamente 50% das mulheres participantes tiveram parto normal.
 
Inscrições
As inscrições para todas as atividades do PAS, realizadas no espaço Sinta-se Bem, podem ser feitas pelo telefone 3524-6836 , por WhatsApp (62) 99677-0688 (das 8h às 18h) ou pelo e-mail: recepcao.setpas@unimedgoiania.coop.br. Indique suas pacientes.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351