Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Alimentação

Confira benefícios de dez alimentos para a Segunda Sem Carne

Chef Pedro Coe dá dicas de consumo | 06.10.17 - 09:35 Confira benefícios de dez alimentos para a Segunda Sem Carne (Foto: Free Images) 
A Redação
 
Goiânia - Uma prática de saúde que tem ganhado muitos adeptos é a redução do consumo de proteína animal. Com essa proposta, uma ação que ganhou o mundo foi a Segunda Sem Carne, que consiste em deixar fora do cardápio das segundas-feiras qualquer tipo dessa fonte de proteína. Especializado em alimentação vegetariana, o chef Pedro Coe, responsável pelos pratos prontos da Bálsamo Congelados Saudáveis, elaborou uma lista com dez alimentos para ajudar quem deseja deixar de lado a carne às segundas e ter uma alimentação mais saudável.


Arroz integral, folhas verdes escuras e fejião cozido com vegetais (Foto: Victor Rocha)
 
Segundo o chef, refeições sem carne devem ser balanceadas e diversificadas. “Não existe um único ingrediente que substitua a proteína animal, mas podemos ter uma alimentação saudável combinando alimentos”.  É comum pensar que as melhores alternativas para a carne são ovos e leite. Ledo engano! Há várias fontes de proteínas vegetais que podem ajudar nessa troca nutricional. O segredo está nas combinações, a exemplo do feijão junto com cereais, como o arroz, que formam uma combinação ideal de aminoácidos que o corpo não produz. Outros que podem ser incorporados são as sementes de chia, linhaça e gergelim, além das folhas verdes escuras, como rúcula, escarola e brócolis, por serem ricas em ferro.
 
Para uma alimentação vegetariana, mesmo que só no primeiro dia útil da semana, Pedro Coe dá a dica. “Dá pra fazer pratos deliciosos sem nenhuma proteína animal e ainda ter disposição para encarar a semana”.  É com essa premissa que ele desenvolveu o cardápio vegetariano da Bálsamo, que está disponível para venda pelo site www.balsamocongelados.com.br.
 
Veja quais alimentos que, quando combinados, vão te ajudar a entrar de vez na Segunda Sem Carne para começar a semana cuidando muito bem da saúde.
 
1 - Arroz integral: o grão tem bom aproveitamento pelo organismo, dá sensação de saciedade e é ideal para ser consumido com leguminosas, como feijão e lentilha.
 
2 - Quinoa: o cereal é uma ótima fonte de proteínas, fornecendo 15 g do nutriente a cada 100 g do produto e ainda contém fibras, cálcio e magnésio.
 
3 - Brócolis: tem alto índice de ferro, um dos principais nutrientes da carne possui também sais minerais importantes para a saúde.
 
4 - Agrião: a folha, que também é boa para suprir as necessidades de ferro do organismo ajuda a dar mais disposição e faz bem para a pele.
 
5 - Espinafre: tem baixíssimas calorias e é rico em potássio. Pode ser usado refogado e em vários pratos.
 
6 - Abacate: a fruta possui a chamada “gordura boa” e ajuda na absorção de nutrientes, além de ser versátil na cozinha, em preparos de cremes, saladas e até sanduíches.
 
7 - Grão de bico: a leguminosa é rica em proteína e fibras, o que favorece o processo digestivo. Cada 100 gramas tem 23 gramas de proteína e substitui muito bem a carne.
 
8 - Feijão: com alto índice de aproveitamento pelo organismo, tem propriedades anti-inflamatórias e a dupla que faz com o arroz é, comprovadamente, ideal para uma alimentação saudável.
 
9 - Cogumelos: uma das melhores alternativas à carne, é fonte de vitamina B12, a única vitamina que não é encontrada em outros vegetais.
 
10 - Castanha do Pará: libera energia de maneira gradual no organismo e fornece gorduras boas para o cérebro, além conter muita proteína.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351