Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dia Mundial da Voz

Especialista alerta sobre problemas e dá dicas para manter a saúde vocal

Confira as orientações da fonoaudióloga | 14.04.17 - 09:13
 
A Redação
 
Goiânia - De olho no Dia Mundial da Voz, celebrado neste domingo (16/4), a professora e especialista no assunto, Nívea Maria Símaro Gomes, elaborou uma lista com os principais cuidados para preservar a voz. 
 
O Dia Mundial da Voz tem como objetivo conscientizar a população sobre a sua importância para a saúde e a necessidade de prestar atenção nos sinais que ela emite.
 
Coordenadora do curso de Fonoaudiologia na Universidade de Franca, a professora Nívea faz um alerta sobre os cuidados necessários para a saúde vocal. Segundo a docente, a preocupação dos brasileiros está mais relacionada à sintomas como dor, ardor ou desconforto, sem se preocupar com a qualidade da voz ou o aparecimento de rouquidão.
 
“Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema. Sinais duradouros, por mais de 15 dias, como rouquidão, cansaço ao falar e variações como voz fina x grave demais ou forte x fraca demais são pontos de atenção”, explica a professora, que ainda alerta sobre a oscilação da melhora da voz em um dia com menos utilização e a piora em situações onde a fala é intensificada.
 
Para a especialista, recomendações simples, incorporados ao dia a dia, são formas de evitar problemas relacionados à voz:
 
· Procure falar sem esforço e busque abrir bem a boca para a articulação das palavras
· Beber água regularmente
· Evite o incômodo da garganta com o hábito do pigarro
· Competição com o barulho: evite gritar e falar muito alto em ambientes ruidosos
· Ingestão de álcool e fumo são prejudiciais para as pregas vocais

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351