Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Confira mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

Ginecologista esclarece dúvidas | 04.03.17 - 08:21 Confira mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional (Foto: Reprodução / psdb)
A Redação
 
Goiânia - De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 100 milhões de mulheres usam pílulas anticoncepcionais em todo o mundo. Mas mesmo tão popular, a pílula traz dúvidas sobre seus efeitos colaterais. A Dra. Flávia Fairbanks, ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare, esclareceu os mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
 
Pílula anticoncepcional engorda?
MITO - A Pílula diretamente não engorda, mas pode aumentar a vontade por carboidratos e reter líquido, porém existem pílulas com progesteronas específicas, que diminuem a retenção hídrica.
 
Pílula anticoncepcional dá celulite?
VERDADE - A pílula pode causar retenção de liquido, e em mulheres com tendência a ter celulite, com má alimentação e sedentárias, essa tendência pode ser potencializada.
 
Pílula anticoncepcional aumenta os seios?
MITO - O que pode acontecer é uma retenção de liquido, que leva ao inchaço nas mamas.
 
Pílula anticoncepcional melhora a pele?
VERDADE - Os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele, a acne e até a grande quantidade de pelos, devido ao controle dos níveis de androgênios.
 
Pílula anticoncepcional dá trombose?
VERDADE – Isso depende do anticoncepcional e da genética da mulher. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.
 
Pílula anticoncepcional: antibiótico corta o efeito?
VERDADE – A interação da pílula anticoncepcional com o antibiótico pode cortar ou reduzir o efeito da pílula. Isso acontece porque o antibiótico compete com a pílula no metabolismo do fígado, saindo ambos prejudicados.
 
Pílula anticoncepcional: Existe uma idade certa para o início?
FALSO - Não existe uma idade ideal para começar a usar a pílula. A partir de alguns ciclos após a menarca, já se pode fazer o uso, desde que haja clara indicação para tal. Os cuidados no início envolvem tentar empregar uma dosagem de hormônio mais baixa, verificar possíveis contraindicações e avaliar a real necessidade do contraceptivo e da frequência de relações sexuais.
 
Pílula anticoncepcional pode deixar a mulher infértil?
MITO – O anticoncepcional não interfere na fertilidade, já que quando a mulher para de utilizar a pílula ela pode engravidar normalmente, a menos que já tenha algum problema de fertilidade.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351