Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Até 19 de junho

Começa em Goiânia campanha de suplementação de vitamina A

Crianças de 6 meses a 4 anos devem tomar | 25.05.15 - 10:17 Começa em Goiânia campanha de suplementação de vitamina A (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A Campanha Nacional de Suplementação de Vitamina A começa nesta segunda-feira (25/5) e segue até o dia 19 de junho. Pais ou responsáveis devem levar as crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses de idade aos postos de saúde mais próximos de sua residência, portando a caderneta de saúde da criança, para que seja verificada a data da última aplicação de suplementos de vitamina A. Em Goiânia, a campanha será realizada nos centros de Saúde da Família (CSF), Ciams e Cais. 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a administração de suplementos de vitamina A com o objetivo de prevenir a carência, a cegueira de origem nutricional e a xeroftalmia – também chamada de olho seco ou ceratoconjuntivite seca. 
 
A nutricionista da Divisão de Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Ludimila Porto, enfatiza que “a suplementação é importante para reduzir a mortalidade infantil e materna, diminuir a gravidade das infecções e melhorar a imunidade, manter a saúde da visão e dos olhos, além de garantir o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças”.
 
Indicações
A suplementação, feita através da ingestão de cápsulas, será realizada em dose única para crianças de seis a onze meses e para as demais faixas etárias a cada seis meses. As crianças que estiverem em uso de polivitamínico que contenha vitamina A não poderão ser suplementadas. Nesses casos, o procedimento só poderá acontecer após 15 dias do término do uso do polivitamínico.

A Divisão de Ciclos de Vida da SMS alerta que as crianças que foram suplementadas em março deste ano não podem tomar a megadose de vitamina A nesta campanha de maio/junho de 2015.
 
O nutriente é bem tolerado pela maioria das crianças e não há efeitos colaterais para as dosagens recomendadas pelo programa. É possível que a criança coma menos durante o dia da administração, vomite ou sinta dores de cabeça. Entretanto, as reações são normais, os sintomas passam e não há a necessidade de nenhum tratamento específico.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351