Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Campanha

Sábado é Dia D da campanha nacional contra dengue e chikungunya

Em Goiás, ação será lançada em Valparaíso | 06.02.15 - 16:52 Sábado é Dia D da campanha nacional contra dengue e chikungunya (Foto: Ministério da Saúde)
A Redação
 
Goiânia - Será realizado neste sábado (7/2) o Dia D de combate à dengue e à chikungunya. Em Goiás, a campanha será lançada em Valparaíso (GO), na Unidade Básica de Saúde do Jardim Céu Azul. 
 
O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, participa da ação ao lado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, além de autoridades locais. O secretário e o Ministro Chioro visitam duas residências, para fiscalizar como as moradores estão realizando as medidas de prevenção.
 
O objetivo é alertar a população para as medidas de prevenção que podem eliminar o transmissor das doenças. Na data o Ministério da Saúde (MS) convoca Estados e municípios para mutirões de limpeza urbana e atividades de alerta aos profissionais de saúde para o diagnóstico correto das doenças.
 
“É necessário que todos tenham a consciência de que recipiente que acumula água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores. São ações simples que podem salvar vidas”, ressalta o secretário. 
 
Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é  preciso tomar medidas de prevenção, como verificar se a caixa d' água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, não deixar calhas entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas. Para aumentar a vigilância, prevenção e controle de chikungunya e dengue, o Ministério da Saúde repassou em janeiro mais R$ 150 milhões aos estados e municípios.
 
Criadouros 
Em Goiás, no último levantamento de índices rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em novembro, foi identificado que mais de 80% dos criadouros encontrados estavam dentro dos domicílios, sendo que o descarte inadequado de lixo deu origem a 41% dos criadouros. O acondicionamento de água inadequado em recipientes como as caixas d’água, tambores mal cobertos foi responsável pelo surgimento de 22% dos criadouros e, 17% foram os vasos de plantas e bebedouros de animais.
 
“Portanto a ação da população na eliminação desses criadouros domiciliares será o fator decisivo para a prevenção e o controle da dengue e chikungunya da Secretaria de Estado da Saúde (SES)”, explica o coordenador de controle de dengue e chikungunya do Estado, Murilo do Carmo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351