Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Detox

"Suco verde ajuda a emagrecer, mas não é suficiente", alerta nutricionista

Confira três receitas da bebida | 14.01.15 - 16:06 "Suco verde ajuda a emagrecer, mas não é suficiente", alerta nutricionista (Foto: reprodução/bolsademulher.com)
Adriana Marinelli

Goiânia - 
O famoso suco verde é um dos assuntos preferidos de quem está na luta pelo corpo considerado perfeito. Também conhecidos como 'sucos detox', as bebidas feitas com ingredientes naturais se tornaram obrigatórias entre os famosos e passaram a fazer parte do cardápio de muitos brasileiros nos últimos meses.

Mas o que muita gente não sabe é que apenas consumir a bebida não é suficiente para se alcançar um resultado satisfatório. Para auxiliar quem entrou na onda do suco verde, o jornal A Redação buscou dicas de quem entende do assunto.
 
De acordo com a nutricionista Nathália Urzêda (foto), o suco verde tem mesmo vários nutrientes para o organismo, resultando numa série de benefícios, como o aumento de energia e da imunidade, além da melhora da motricidade intestinal.

"Quando os vegetais e as frutas são triturados há uma quebra de suas paredes celulares, o que acelera a absorção intestinal. O suco é ‘detox’ graças ao seu poder antioxidante, com o uso de frutas e vegetais antioxidantes, o que ajuda na limpeza das toxinas vindas de alimentos industrializados, medicamentos e bebidas alcoólicas, por exemplo", explica.

A nutricionista também faz questão de ressaltar que o suco recomendado para desintoxicar tem melhor efeito em jejum. "O ideal é que não seja adoçado, mas caso o paciente sinta a necessidade, indicamos o uso de mel", explica. 

"Os ingredientes de coloração esverdeada são os principais responsáveis pelos benefícios do suco, já que possui potencial de estimular o corpo, sobretudo o fígado a eliminar toxinas. Além disso, as folhas verdes possuem grande quantidade de clorofila, magnésio e cálcio, e a alta concentração destas substâncias aumenta ainda a disposição física", completa a especialista, ressaltando que a couve é o ingrediente mais utilizado por conter mais vitaminas e minerais. "O ideal é usar ingredientes 100% naturais e de preferência orgânicos."

Ainda sobre os ingredientes, Nathália recomenda o uso de pepino, espinafre e aipo, sempre adicionado a frutas. "O paciente também pode utilizar algum grão funcional e o líquido usado para sua diluição também é variado, como chás, sucos, água ou água de coco", revela. "Podem ser utilizadas castanhas, como chia e linhaça, além de alguns cereais. As frutas mais utilizadas são as mais antioxidantes, como morango, laranja, abacaxi, limão, uva, goji berry e blueberry."


Além da couve, pepino, espinafre e aipo podem ser usados no suco verde (Fotos: reprodução)

Para quem ainda tem dúvidas se o suco verde auxilia no emagrecimento, Nathália garante que sim, mas faz algumas observações. "O suco, aliado a um cardápio de baixas calorias, aumenta a taxa de metabolismo e acelera a perda de peso. As enzimas digestivas produzidas pelo fígado e pâncreas, necessárias para digerir e absorver os nutrientes, ativam o emagrecimento. Isso acontece porque bebidas verdes de vegetais e frutas reduzem a carga sobre esses dois órgãos, permitindo que eles foquem em suas tarefas metabólicas, como queima e produção de energia."

Outra boa notícia é que as pessoas que consomem regularmente o suco detox também estão mais prevenidas contra certos tipos de doenças, como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

"Vale reforçar que para isso a dieta deve estar balanceada. O suco verde é anti-inflamatório, cicatrizante e ajuda a fixar o cálcio nos ossos. A couve é ótima no combate à celulite, desintoxica, e também ajuda a eliminar a gordura. Além disso, o suco pode ser utilizado para quem não tem o hábito de comer verduras. A ideia da dieta acaba sendo muito bem-vinda, já que o suco equivale a uma porção de fruta e uma porção de verdura", garante.


Confira três receitas de suco verde indicadas pela nutricionista:

Receita 1
• suco de 2 laranjas peras
• 2 folhas de alface (qualquer variedade)
• 4 folhas de escarola
• 2 folhas de couve manteiga, pepino, espinafre e aipo
• 1/2 cenoura com casca
• 1 maçã Fuji
• 1 colher de sopa de linhaça hidratada

Receita 2
• 2 folhas de couve
• 1 fatia de gengibre
• ½ cenoura
• 3 col. Polpa de maracujá (ou fruta pura)
• 150ml de água de coco

Receita 3
• 200ml de água de coco
• ½ maça
• ½ kiwi ou 1 rodela de abacaxi
• 2 folhas de couve
• ½ pepino
• 1 pedaço de gengibre
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351