Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sistema imunológico

Pneumologista dá dicas de como evitar gripes e resfriados no verão

Hábitos saudáveis reduzem riscos | 21.12.14 - 15:15
 
A Redação
 
Goiânia - Gripes e resfriados podem alcançar pessoas em qualquer estação do ano, inclusive no verão, que começa neste domingo (21/12). Ainda que os fatores externos diminuam a possibilidade de contágio, há uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus Influenza.
 
Para o pneumologista Mauro Gomes, o cuidado deve ser o mesmo em qualquer estação do ano. “Seja na primavera, verão, outono ou inverno, qualquer indivíduo pode ter essa doença. Porém, há fatores externos característicos de cada estação que contribuem para rápida disseminação do vírus”.
 
Confira uma série de fatores que, segundo Dr. Mauro, podem contribuir com a contração da gripe e descubra como eliminar os riscos:
 
- Ar condicionado: estes aparelhos extraem a umidade do ar e podem secar a camada protetora de muco no nariz, predispondo à infecção;
 
- Bruscas mudanças de temperatura: interfere em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas, favorecendo o aparecimento dessas doenças;
 
- Lugares fechados ou com grande circulação de pessoas: facilitam a disseminação do vírus;
 
- Exposição solar: o corpo fica mais vulnerável, pois diminui a hidratação necessária para o equilíbrio do organismo alterando, consequentemente, o sistema imunológico.
 
O ideal, segundo o pneumologista, é adotar hábitos que fortaleçam o sistema imunológico. “Tenha uma alimentação saudável, faça atividades físicas regulares, descanse o corpo, o que inclui uma noite de sono adequada, e evite estresses emocionais. Outra medida muito importante é manter as mãos higienizadas, seja lavando ou utilizando álcool gel”, diz.
 
Se mesmo assim a transmissão acontecer, Dr. Mauro reforça os primeiros socorros. “É necessário ficar em repouso, tomar muita água e fazer uso de medicamentos que amenizam os principais sintomas da gripe. Se após três dias o quadro não melhorar, o ideal é procurar ajuda de um especialista, pois, em alguns casos, pode evoluir para infecções bacterianas e que só curam com antibióticos”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351