Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde da mulher

Conheça os alimentos que ajudam aliviar a TPM e a menopausa

Frutas cítricas, soja e iogurte são exemplos | 25.10.14 - 09:58 Conheça os alimentos que ajudam aliviar a TPM e a menopausa Frutas cítricas são alguns dos alimentos que aliviam a menopausa e a TPM (Foto: Saúde é Vital)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Antes de pensar em recorrer ao médico para buscar algum tratamento de alívio de sintomas da menopausa ou da TPM, as mulheres tem como alternativa fazer uso de alguns alimentos que contribuem nesse objetivo.
 
A nutricionista Helena Dias explica que tanto na TPM quanto na menopausa os hormônios femininos estão praticamente em ebulição. Ela preparou uma lista de alguns alimentos que podem contribuir para driblar vários sintomas comuns nessas duas fases.
 
Pães e massas
Os carboidratos ajudam na produção de serotonina, substância diretamente ligada à sensação de bem-estar, e na produção de insulina, outro hormônio que influencia na produção do triptofano, que ajuda o organismo a relaxar. No entanto, carboidratos devem ser consumidos com moderação, e de preferência, na versão integral. Caso contrário, colaboram para o aumento de peso.
 
Soja 
A soja é rica em isoflavona, substância que vem sendo apontada como benéfica em diminuir os sintomas da menopausa. Fora isso, ela é mais rica em ferro e proteína do que a carne animal e contém mais cálcio do que o leite. Já tem motivos de sobra para consumí-la, né?.
 
Banana
Essa fruta também é rica em triptofano, que ajuda a amenizar os sintomas da TPM, além de oferecer vários outros benefícios à saúde; vitamina C, B6 e ácido fólico. A fruta também é rica em fibras e diminui a absorção de gorduras.
 
Uva passa
Essa simples uvinha é rica em boro, um mineral que ajuda na manutenção dos ossos e evita a perda óssea, comum nas mulheres pós-menopausa.
 
Frutas cítricas 
Elas são ideais para serem consumidas durante a TPM, pois aumentam a disposição e dão um chega para lá no cansaço.
 
Leite e iogurte
O cálcio desses alimentos aumenta a contração uterina, diminuindo as cólicas e o inchaço comum dessa fase.
 
Oleaginosas
Essas frutinhas são ideais para quem, durante a TPM, não se segura para devorar um docinho. O magnésio ajuda na compulsão e a vitamina E na irritabilidade que surge antes da menstruação.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351